Por:

PINGA-FOGO

LIVRO DE SÉRGIO JÁ NO PRELO - O ex-governador Sérgio Cabral passa o feriado de final de ano mergulhado na releitura dos seus artigos publicados no Correio da Manhã, que serão reunidos em um livro a ser lançado em 2025. Além dos artigos semanais, que ganham notas de pé explicando o contexto e o desdobramento dos temas abordados, o livro trata o resumo de entrevistas de Cabral e uma emocionante homenagem ao jornalista Sérgio Cabral pai. O livro, que terá um capítulo bomba com alguns bastidores da política fluminense e nacional - que está guardado a sete chaves - será lançado no segundo trimestre de 2025 e a noite de autógrafos reunirá amigos do autor. Os valores com a venda do livro serão revertidos para as obras de uma instituição filantrópica a ser escolhida. Será uma edição da Editora CM (Correio da Manhã).

AS IMAGENS SECRETAS DE RUEDA - Corre à boca pequena em Brasília que o competente jornalista Luiz Vassalo, do Metrópoles, conseguiu imagens comprometedoras de Antônio Rueda, presidente do União Brasil, que está fazendo o possível e o impossível para evitar o vazamento. Se ocorrer, quem vai estourar um garrafão de Perrier-Jouët  será o desafeto mor de Rueda, o ex-dirigente do partido Luciano Bivar. Até o fechamento da coluna, as imagens não tinham sido divulgadas. Para a fonte que passou a informação é nitroglicerina pura.

MANIFESTO DE VOOS É O MAPA DOS RELACIONAMENTOS DO REI DO LIXO - Luciano Bivar tem sido implacável com a turma do União Brasil no caso do Rei do Lixo. É atribuída a ele a denúncia de 2022 sobre a utilização do jato Hawker Beechcraft 400XP, matrícula  PP-SKI, do empresário Marcos Moura, preso na Operação Overclean.  Além de ter assumido em 2022, na mídia, que era cotista do jatinho, Renata Magalhães Correia, irmã do ex-prefeito de Salvador ACM Neto, tem outros sócios no avião; entre eles,  João Gualberto.

Cada pouso e decolagem no Aeroporto Luís Eduardo Magalhães, ironicamente o falecido tio de ACM Neto, tem que ser registrado em manifesto, com nome e CPF de todos os usuários. A lista dos últimos quatro anos permite um mapeamento do uso da aeronave, que fazia voos semanais para Brasília e Rio, sempre levando pessoas íntimas do Rei do Lixo.

O avião foi usado intensamente no período de conflito com Bivar, para defenestrá-lo do partido.

ÓDIO DE TEMER CONTRA IRMÃOS BATISTA VIRA NEGÓCIO DA CHINA PARA O EX-PRESIDENTE - O ódio do ex-presidente Michel Temer contra a JBS virou um negócio da China. Ele tem sido contratado a peso de ouro por todos aqueles que elegem os irmãos Batista como adversários. No último contrato, com os sino-indonésios da celulose, os clientes de Temer têm levado a pior, principalmente em derrotas que dependem da justiça, de governos e das agências de estado. O que se percebe é que a rejeição de Temer é maior do que o peso da sua caneta.

NOME MANTIDO EM INSTITUTO - O prefeito eleito de Resende, Tande Vieira, do PP, anunciou mais um nome que irá compor o seu governo a partir de janeiro. Ele manterá Antônio Dias na presidência do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Resende. Antônio, conhecido também como Chumbinho, é formado em administração de empresas, com pós-graduação em gerente de cidades pela FAAP/SP. Ele é servidor público há 40 anos, com 23 anos de experiência na área previdenciária, sendo 16 deles ocupando a presidência do RESENPREVI, onde também foi Diretor de Benefícios.

FAMÍLIA VIEIRA - Mal termina uma eleição, começam as articulações para a outra. Afinal, para a classe política, 2026 é logo ali. Tanto que em São João de Meriti, o prefeito já diplomado, Léo Vieira (Republicanos), sinaliza ter mais uma solução caseira para pleitear o cargo de deputado estadual. Seu filho, Leozinho Vieira, empresário e presidente do PSD de Meriti, é o nome favorito da família, que já conta com o deputado federal Luciano Vieira, além da vereadora eleita pela cidade do Rio, Helena Vieira, ambos irmãos de Léo.