PREFEITOS DESESPERADOS COM DECISÃO DE DINO - O secretário nacional de Assuntos Federativos do Planalto, André Ceciliano, só nesta quinta, 26, falou com mais de 100 prediletos. Todos desesperados pelo efeito da decisão do Ministro Flávio Dino de congelar as emendas de bancada. Muitos prefeitos, alguns em final de mandato, já estão com o dinheiro no cofre, com nota de liquidação emitida e sem poder pagar pela decisão judicial. Como o governo federal repassou os valores, ele não pode atribuir a decisão do ministro a uma orientação palaciana.
FLÁVIO DINO VAI SER O CARRASCO DO PARLAMENTO - O que ligou o alerta dos líderes foi o pedido do Ministro Flávio Dino de levar para o seu gabinete mais de 60 processos no STF que envolvem parlamentares e irregularidades em emendas. Dino vai ser um novo Alexandre de Moraes na Corte, usando a questão das emendas para virar o carrasco.
AGENERSA, VIRA PUXADINHO DA POLÍCIA CIVIL DO RIO - A Agenersa - Agência Reguladora de Saneamento Básico e Energia do Estado do Rio virou um verdadeiro puxadinho da Polícia Civil fluminense. A recente nomeação para o cargo de conselheira, da delegada Gisele Pereira, nome já aprovado pela Alerj, aumenta o número de policiais civis em postos chaves da agência. Ela reforçará a equipe do Delegado Rafael Menezes (Presidente/conselheiro), que tem o Delegado Marcos Cipriano como Conselheiro. No quadro, ainda o Delegado Carlos Abreu (Corregedor), entre outros em função de chefia.
DANIEL SILVEIRA DEVERIA SER USADO COMO PARADIGMA PARA EXECUÇÕES PENAIS NO RIO - O ex-parlamentar Daniel Silveira investigado, acusado e condenado pela Suprema Corte de atentar contra a democracia do país, volta, novamente, a cumprir pena de prisão. A medida foi tomada sob argumentos de descumprimento das regras da domiciliar. O curioso é que no estado do Rio a Vara de Execuções Penais não dá o mesmo tratamento aos infratores da regra da prisão domiciliar no estado. A SEAP, responsável por informar os descumprimentos das regras à VEP, tem se desdobrado para informar o percentual de mais de 40% de evadidos nas saidinhas e das violações da tornozeleira eletrônica. Será que assistiremos a mesma medida no dia 03 de janeiro, data do retorno das centenas de presos que receberam a saidinha de natal?
MILEI EM ANGRA - O presidente da Argentina, Javier Milei, é aguardado em Angra dos Reis para celebrar o réveillon na paradisíaca Ilha Sundara, a convite de amigos. Embora sua presença ainda não esteja oficialmente confirmada, o governo brasileiro foi informado da possível visita, que terá caráter pessoal. As informações são do Diário do Poder. Milei deve reencontrar colegas de um clube de vela argentino, incluindo um ministro de seu governo, que chegaram à região em um veleiro de mais de 100 pés. A embarcação, ancorada em Paraty durante o Natal, segue para Sundara, luxuoso refúgio alugado por empresários e palco de reuniões exclusivas.
A POSSE DOS ELEITOS NA BAIXADA - Lideranças políticas da Baixada Fluminense já estão divulgando em suas redes sociais, o local e horário de algumas cerimônias de posse de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, que serão realizadas no dia 1° de janeiro. Em Duque de Caxias, o prefeito Netinho Reis, a vice, Aline Ribeiro, e os vereadores eleitos, serão empossados em solenidade no plenário da Câmara Municipal, às 17h. Na vizinha Belford Roxo, Márcio Canella, prefeito eleito, e sua vice, Mariana Malta, tomarão posse em cerimônia que acontecerá no Country Club, às 11h. No município de Queimados, o prefeito reeleito Glauco Kaizer, o vice Zaqueu Teixeira e vereadores, serão empossados em solenidade no Ginásio Metodista, às 17h.