MPRJ entrega a Medalha Campos Salles: Gussem e Marfan receberam

Por

O Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) realizou, nesta sexta-feira (29/11), a sessão solene de entrega da Medalha Campos Salles, que homenageia membros do MPRJ, autoridades e outras pessoas que contribuíram para o engrandecimento da instituição. No total, 12 personalidades receberam a comenda, entre elas o jornalista Claudio Magnavita, do Correio da Manhã. Foi a primeira vez que o Ministério Público outorga a medalha a um profissional da imprensa . "A nossa missão como jornalista é zelar pela soberania dos fatos. Muito semelhante a missão do Ministério Público. Ser reconhecido com esta homenagem, de forma pioneira, só aumenta a nossa responsabilidade no comando do Correio da Manhã " afirmou Magnavita .

O procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos, presidiu a sessão e entregou as medalhas aos homenageados. "O ex-presidente Manoel Ferraz de Campos Sales foi um grande incentivador do papel do Ministério Público e, quando ocupou o cargo de ministro da Justiça, criou a Procuradoria de Justiça Federal, embrião do que hoje é o MP brasileiro. Isso demonstra a importância da homenagem prestada pelo MPRJ. Para completar, o idealizador da resolução que criou a Medalha, o desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e ex-PGJ José Muiños Piñeiro Filho, está presente aqui conosco hoje, conferindo ainda mais importância à cerimônia", destacou o PGJ.

Luciano Mattos aproveitou também para falar da homenagem ao jornalista Claudio Magnavita, do Correio da Manhã. "Este é um reconhecimento do MPRJ a todo o apoio prestado nas coberturas e informações que precisamos repassar à sociedade, tanto na edição do Correio da Manhã quanto na Revista Cruzeiro. Através das suas publicações, Claudio Magnavita está sempre prestando as informações relacionadas ao MP aos seus leitores", afirmou Luciano.

Receberam a Medalha Campos Salles: a procuradora de Justiça aposentada e assessora-chefe da Assessoria de Atuação Especial nos Feitos de Competência das Seções Cíveis de Direito Público e de Direito Privado, Maria Cristina Palhares dos Anjos Tellechea; a procuradora de Justiça aposentada e diretora assistencial e de assuntos relativos a aposentados e pensionistas da Associação do MPRJ (AMPERJ), Luiza Thereza Baptista de Mattos; a procuradora de Justiça aposentada Dalva Pieri Nunes; o procurador de Justiça aposentado Hugo Jerke; o procurador de Justiça aposentado, ex-PGJ e secretário-geral de Relações Institucionais e Defesa de Prerrogativas, Marfan Martins Vieira; o procurador de Justiça aposentado Anderson Albuquerque de Souza Lima; o procurador de Justiça aposentado e ex-PGJ José Eduardo Ciotola Gussem; o desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, João Ziraldo Maia; o chefe da Assessoria de Relações Institucionais do Comando Militar do Leste, general de brigada Ernesto de Lima Gil; o assessor de Relações Institucionais da Marinha, comandante Claudio da Costa Reis de Sousa Freitas; o diretor de projetos da Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais, Sergio Maciel; e o jornalista Claudio Magnavita.

Os procuradores de Justiça aposentados Adolfo Borges Filho e Elizabeth Carneiro de Lima e o PGJ de Minas Gerais e presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), Jarbas Soares Júnior, foram agraciados com a Medalha, mas não puderam comparecer à cerimônia.