PINGA-FOGO
O QUERIDINHO DE LULA - Quem reassumiu a todo vapor o seu gabinete no Palácio do Planalto, foi André Ceciliano, de volta à Secretária Nacional de Assuntos Federativos. A nomeação saiu no DO do dia 25 de novembro e a nova posse ocorreu na segunda, 02. Ele trouxe a sua santinha Nossa Senhora da Aparecida, a imagem da sua protetora já entronizada novamente no seu gabinete panorâmico, no terceiro andar do Palácio presidencial.
Em uma semana, a sua maratona voltou ao normal recebendo prefeitos e governadores como apontam os registros fotográficos publicados pela coluna.
Chamou atenção o encontro carinhoso com Lula, que estava saudoso da prosa com o amigo e com o conselheiro de final de tarde. É essa linha direta com Lula e as conversas ao pé de ouvido, em tom de confidência, que leva a santinha a ter trabalho dobrado com a inveja palaciana.
No PT, Ceciliano é um dos poucos que faz política com o gosto afável de receber prazeirosamente prefeitos, deputados e governadores, que se sentiram órfão com o interregno eleitoral e felizes pela presença de André (como Lula o chama) ao Planalto.
O 'REI' DO CARNAVAL - O prefeito Eduardo Paes reagiu em "on" à nota publicada no início da semana sobre o jantar na residência de Gabriel David, presidente da Liesa, para o Governador Cláudio Castro e o deputado federal Dr Luizinho, com a presença do secretário Rodrigo Abel e o subsecretário Rodrigo Castro.
Para a coluna, Paes afirmou que aplaudiu a decisão do governador em aumentar o apoio às escolas de samba. "Agora vou poder economizar e gastar menos" e complementou o alcaide: "Castro vai ser o rei do Carnaval e eu serei o príncipe", escreveu para a coluna.
Só que está birrinha durou pouco. Na quinta, 05, ele já estava animado em apoiar não só as escolas do grupo Especial, como as do grupo de Acesso, principalmente pelo desfile ter ganho um dia a mais e atrair mais turistas. Vai ser o carnaval que abrirá com chave de ouro o quarto mandato de Paes.
Uma cabeça coroada do Guanabara, ao ser questionada pela coluna sobre a reação do prefeito, disparou: "No Carnaval nem o Prefeito e nem o Governador são realeza, o único que reina no período é o Rei Momo, que, aliás, o Paes acaba de escolher".
RIOTUR EXPRESS - Enquanto Gabriel David, da Liesa, reforça os seus laços históricos com o Guanabara e com o fraterno amigo Dr Luizinho, o prefeito Eduardo Paes está em uma sinuca de bico com relação à Riotur, empresa responsável pelo Réveillon e o próprio Carnaval. O atual presidente, Patrick Corrêa, foi nomeado para agradar o PP. Nos bastidores, o Chefe Executivo de Evento e Grandes Eventos, Bernardo Fellows, já está no aquecimento. Não causará surpresa se na próxima reunião do Conselho Municipal de Turismo, na segunda, 16 de dezembro, Fellows já for apresentado como o novo presidente da Riotur.
CANDANGO - O futuro de Patrick Corrêa deve ser Brasília. Tem convite do ministro dos Esportes Fufuca e também para ser assessor especial da liderança do Progressista na Câmara, já que Dr Luizinho deverá ser reconduzido.
BNDES 5 ESTRELAS - O BNDES precisa dar uma atenção especial aos empresários que atenderam o chamamento para construir hotéis no Rio para a Olimpíada de 2016 e agora enfrentam dificuldades com o banco, que parece ter esquecido que houve uma pandemia global no meio do caminho. O pós-olímpico foi terrível para o Rio com reflexo nos hotéis.
APRENDIZ DA ENEL? - O secretário da Casa Civil do Rio, Nicola Miccione, questionou, em recente evento nacional de saneamento, onde, aliás, ele deu um show na sua palestra, a capacidade da Águas do Rio em enfrentar e esclarecer a população sobre a crise de abastecimento no Rio. O gerenciamento de crise e, principalmente, o relacionamento com a imprensa foram muitíssimos fracos. Ficou em conversas pontuais e ao pé de ouvido com alguns jornalistas e não transpareceu o trabalho hercúleo que foi feito. O serviço normalizou, voltou aos índices de normalidade, mas a sensação de crise ainda paira no ar.
Será que adotaram o manual de crise da empresa de energia italiana Enel, que tem a concessão de São Paulo?
GUARANÁ REELEITO - O conselheiro Luiz Antônio Guaraná foi reeleito, no último dia 04, para um novo período como presidente do Tribunal de Contas do Município do Rio . Na sua gestão, o TCM-Rio ganhou projeção nacional e teve atuação de destaque no recente congresso de Cortes de Contas em Foz do Iguaçu. A sua reeleição ocorreu de forma natural.
POSSE NO TCU - O novo presidente do Tribunal de Contas do Estado, Márcio Pacheco, participa na próxima quarta feira,11, da solenidade de posse do novo presidente do TCU- Tribunal de Contas da União, ministro Vital do Rêgo. Do Rio, participam o governador Cláudio Castro e o secretário Nicola Miccione, este último fraterno amigo do presidente empossado.
TRIM-TRIM-TRIM - Até agora o telefone da deputada federal e estrela do PSD na Câmara, Laura Carneiro, não tocou com o esperado convite para ocupar uma secretaria na Prefeitura. A reza dos suplentes está enorme.
REZA PARA OTONI - Quem também espera o telefone tocar é o deputado federal Otoni de Paula, cotado para assumir uma secretaria na frente ampla que Eduardo Paes está formando na prefeitura do Rio. Quem já contratou pai de santo para emplacar Otoni é o suplente Marco Antônio Cabral, que deve voltar à Câmara se o namoro de Otoni virar casamento com o alcaide.