PINGA-FOGO

Por

SAI GIGANTE - O papel de articulação do Rio no debate das dívidas dos estados começou no Cosud, realizado na capital fluminense e teve o governador Cláudio Castro como anfitrião. Ele sai deste projeto como um gigante e o seu corpo a corpo no plenário o coloca como um líder nacional.

SAI PEQUENO - O deputado federal do PSOL do Rio, Glauber Braga, votou contra o Propag. Ele fala tanto em defender os servidores e não teve medo de colocar em risco o salário do funcionalismo.

HELLO - É para colocar a orelha da classe política em pé. A operação da PF na Bahia teve ajuda da agência norte-americana. Pela primeira vez, a Polícia Federal assume em nota a cooperação gringa.

NOVO ALVO - O que tem de gente no MDB trocando de celular, doando computadores e apagando qualquer rastro comprometedor está fora do gibi. Brasília vive em clima de expectativa e apreensão.

FÓRUM DOS GOVERNADORES - Durante a XVI Reunião do Fórum Nacional de Governadores, em Brasília, nesta terça (10), o governador do Rio, Cláudio Castro, criticou a narrativa de criminalização de policiais e destacou a necessidade de se debater a proposta apresentada pelo Governo Federal. Também reforçou a necessidade de mudanças na legislação e relatou preocupações com relação aos conflitos de competência entre Estado e União. "É preciso destacar que estamos vivendo um momento de criminalização das polícias, que atuam para proteger a população. Mas começar a criminalizar a polícia é entregar a chave para a bandidagem, enquanto temos uma legislação que é convidativa à criminalidade. É quase impossível fazer segurança pública com a legislação que temos hoje. Me preocupa que, com a PEC da Segurança, tenhamos que lidar com situações onde possam ocorrer conflitos de competência. Então, é necessário debatermos para que os ajustes sejam feitos", pontuou Cláudio Castro.

MULHERES NO TCU - O novo presidente do Tribunal de Contas da União, Vital do Rego Filho, deverá manter na sua diretoria boa parte do quadro anterior, que estava na gestão de Bruno Dantas, que deixa a presidência. Vital do Rego toma posse nesta quarta-feira (11). Um dos pontos que tanto Vital quanto Bruno Dantas destacam é a presença feminina nos postos de direção. Ambos destacaram o percentual de mulheres na direção. Segundo Bruno Dantas, 75% do quadro de servidores do TCU é composto por homens. Mas, na direção, 35% dos cargos serão ocupados por mulheres.