PINGA-FOGO
O DEBATE DA FUSÃO DA GUANABARA E ESTADO DO RIO 50 ANOS DEPOIS - O grande debate de 2025 são os resultados e malefícios que perduram até hoje a fusão do Estado da Guanabara com o Estado do Rio, que completa, em 01 de março, 50 anos. A fusão foi decretada pelo presidente Ernesto Geisel em 12 de julho de 1974, pela Lei Complementar n 20, e implantada a partir de 1º de março de 1975. A ideia de unir a cidade do Rio ao estado do Rio não era nova, mas enfrentava resistências variadas.
Quem vai pilotar este debate é o cientista político Rodrigo Abel, secretário do Gabinete do Governador Cláudio Castro, que, há meses, se debruça sobre o tema e incentiva um raio X, motivando seminários e estudos acadêmicos.
A fusão proporcionou um laboratório vivo sobre superposições de setores e conflitos que perduram até hoje.
FESTA CARIOCA NA CÂMARA - Os convidados da posse dos vereadores e do prefeito do Rio, na Câmara, ontem de manhã, foram recebidos à melhor moda da cidade: com a inseparável dupla de sucesso nas praias, biscoito Globo e mate. Um simpático agrado a quem acordou cedo e enfrentou o calor para prestigiar a ocasião.
UNANIMIDADE DUPLA - Carlo Caiado (PSD) foi reconduzido a mais um mandato como presidente do Legislativo municipal, o terceiro. E conseguiu repetir o feito de se eleger com todos os 51 votos. O jovem político foi o primeiro a conseguir a aprovação unânime de todos os colegas, em 2023, graças às mudanças que implementou na gestão da Casa e ao diálogo respeitoso que mantém com todos os vereadores.
AO MESTRE COM CARINHO - Padrinho político das principais lideranças atuais da cidade do Rio, César Maia recebeu o carinho de seus pupilos. O ex-prefeito foi devidamente mencionado como uma inspiração para Carlo Caiado, em seu discurso de recondução à presidência da Câmara, assim como na fala de Eduardo Paes. O prefeito ressaltou que, com muita honra, tomou o lugar de Maia como o mais longevo, ao iniciar seu quarto mandato. Maia também foi o primeiro a assinar o livro de posse. Por problemas de saúde, ele permaneceu em seu carro, e Caiado levou a ele o documento histórico.
FAMÍLIA UNIDA - Em seu primeiro mandato de vereadora, Helena Vieira (PSD) chegou acompanhada dos dois irmãos que entraram na política antes dela. Luciano Vieira (Republicanos-RJ) é ex-vereador e atual deputado federal. Já o ex-deputado estadual Leo Vieira (Republicanos) prestigiou a irmã antes de ele mesmo tomar posse como prefeito de São João de Meriti, na Baixada Fluminense.
GUARDA MUNICIPAL FINALMENTE ARMADA- O armamento da Guarda Municipal do Rio, tema caro ao prefeito Eduardo Paes, parece que finalmente vai sair do papel. O assunto da Segurança Pública, que foi muito debatido durante a campanha, também é uma preocupação do presidente Caiado. O vereador não esconde que gostaria de ter votado a pauta ainda em 2024, mas não foi possível por falta de consenso entre os líderes dos partidos. Com a garantia do Prefeito de que o papel da GM na segurança da cidade será revisto, Caiado reafirmou sua determinação em, enfim, dar um desfecho para o imbróglio que se arrasta desde 2018.
PRESENÇA NA PREFEITURA - O deputado Claudio Caiado (PSD) pode ter voltado para a Alerj, mas o grupo do presidente da Câmara continua representado na Prefeitura. O braço direito de Carlo Caiado, Gustavo Freue, tem a importante missão de zelar pelas comunidades na Secretaria de Ação Comunitária. E na subprefeitura da Barra, Leandro Marques fica no lugar de Raphael Lima.