PINGA-FOGO
POSSE DO PGJ-RJ - O novo procurador-geral de Justiça do Rio, Antonio José Campos Moreira, toma posse para o mandato a ser exercido no biênio 2025-2026, nesta sexta-feira (17), às 10h30. A sessão solene ocorre no Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça, na sede do Ministério Público do Rio de Janeiro.
A cerimônia de posse do novo PGJ-RJ deve agitar os Três Poderes fluminenses. Moreira assume o posto que era de Luciano Mattos, que vai para a assessoria especial na Corregedoria Nacional do MP.
DE VOLTA AO CONGRESSO - Depois de três mandatos como deputada estadual no Rio, Enfermeira Rejane (PCdoB) retomou sua cadeira como parlamentar. Desta vez, como deputada federal. E, apesar do novo cargo e do novo visual (Rejane aderiu ao "nevei", o cabelo raspadinho e descolorido), a luta pela valorização dos profissionais da Enfermagem continua a mesma.
A enfermeira combativa já fez sua lista tríplice de prioridades na Câmara Federal e, em Brasília, vai continuar sua luta pela aprovação da jornada de 30 horas para os profissionais da Enfermagem, aplicação do piso nacional da Enfermagem e defesa do Sistema Único de Saúde.
Após reuniões realizadas na última semana, Rejane marcou uma grande plenária com profissionais da Enfermagem e apoiadores, para o dia 7 de fevereiro, na Lapa. A ideia é reunir mais demandas da categoria.colar aqui e apertar o botão reformatar no editor on-line ou ferramenta de seleção clicar na forma botão direito formatar texto.
A FORÇA DO TURISMO FLUMINENSE - O turismo no estado do Rio continua mostrando sinais de força. Análise feita pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ), com base na Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do IBGE, de novembro de 2024, mostra que as atividades turísticas no estado registraram alta de 6,3% nos últimos 12 meses e de 5,9% no ano. Apesar do recuo do volume de serviços de turismo em 1,8% em novembro no país, o estado do Rio apresentou crescimento, com o índice variando em 0,8% em relação a outubro e 10,5% na comparação interanual.
ESTADO E SEGURANÇA PÚBLICA - O prefeito de Barra Mansa-RJ, Luiz Furlani, do PL, afirmou que o secretário estadual de Segurança Pública, Victor dos Santos, visitará o município no próximo dia 22 para analisar os próximos passos que serão dados para conter a onda de violência que assolou o município. O prefeito agradeceu o governador Cláudio Castro que enviará ainda nesta sexta-feira, dia 17, uma nova ambulância para a cidade, após o carro do Samu ter sido incendiado. "O governador prontamente atendeu meu pedido e vem nos ajudando bastante", disse Furlani, acrescentando que irá reforçar junto ao governador a necessidade de Barra Mansa ter uma unidade do Batalhão da PM.
ENTIDADE REFORÇA PEDIDO - A direção da ACIAP-BM (Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços de Barra Mansa) cobrou também a implantação de uma Companhia Independente de Polícia Militar na cidade. A entidade, por meio de uma nota de repúdio e ofícios enviados às autoridades , afirma que essa e outras ações são de extrema necessidade e urgência para coibir de forma efetiva a insegurança.
ZUM ZUM ZUM - Nos bastidores da política de Queimados, município da Baixada Fluminense, há um "zum zum zum" de que o prefeito Glauco Kaizer (União) poderá deixar o Executivo para disputar uma cadeira de deputado estadual ou federal nas eleições de 2026. Com isso, o pleno comando da administração municipal cairia no colo do vice-prefeito, o delegado Zaqueu Teixeira (SD). Aliás, segundo fontes queimadenses, esse acordo já havia sido firmado na campanha municipal de 2024, quando Zaqueu abdicou de uma candidatura própria para compor a aliança vitoriosa com Kaizer. Se tudo sair como o planejado na história, seria um sonho de consumo de Zaqueu sendo realizado, considerando que ele já disputou o cargo de prefeito da cidade por vezes, além da experiencia como deputado estadual, chefe da Polícia Civil do RJ e outros cargos públicos. Comandar Queimados está no seu radar.