O FIM DE NÍSIA - Nísia Trindade começou a cair quando concordou com a nomeação do filho para uma secretaria da cidade fluminense de Cabo Frio, após ter realizado, 30 dias antes, uma milionária liberação atípica para a cidade. Foi um escândalo mal calculado pela equipe de comunicação do Ministério da Saúde, após a revelação ter sido feita pelo Correio da Manhã. Ela atacou o jornalista e o jornal nominalmente, ao invés de contrapor as denúncias realizadas.
Ao colocar a luz sobre a sua atuação, foi revelado que ela era uma verdadeira "rainha da Inglaterra". As partes vitais da pasta estavam sob comando da turma de Alexandre Padilha e até de um braço direito de José Dirceu. Ela só tinha protagonismo nas agendas nas quais tinha interesse, como turbinar o município, que retribuiu a generosidade, e nomeou o seu pimpolho baterista que muito pouco tinha aparecido em Cabo Frio, até virar secretário de Cultura e ir morar em uma vistosa cobertura.
A sua saída é uma derrota também para a primeira-dama Janja, que lutou para manter a ministra.
CARNE E UNHA - Cresce o movimento para costurar uma aliança entre a candidatura ao Governo do Rio de Rodrigo Bacellar e de André Ceciliano como vice. Os dois eram carne e unha quando André presidiu a Alerj e sentava na cadeira que hoje é de Bacellar. Uma candidatura que agrada em cheio a Assembleia Legislativa.
DEFENSORA DOS ANIMAIS - Conhecida pela luta na defesa dos animais, a juíza do Tribunal de Justiça do Estado do Rio (TJRJ), Rosana Navega acredita que o Brasil irá abolir a prática do transporte de gado vivo para o abate em todo o país. Durante julgamento realizado na última semana, o Tribunal Regional Federal da 3ª Região (São Paulo), entendeu que "não há no ordenamento jurídico qualquer vedação ao comércio internacional de animais vivos. Os magistrados entendem que essa questão deve ser tratada pelo Poder Legislativo". A juíza confia que a decisão poderá ser revertida no Superior Tribunal de Justiça (STJ) ou no Supremo Tribunal Federal (STF).
ARGUMENTAÇÃO - "Recebo, com respeito, a decisão do TRF-3, mas acredito que o STJ ou o STF, deverá ter um entendimento diferente, proibindo o transporte de gado vivo por navios. Afirmo que essa prática cruel, viola e agride a integridade física dos animais. Uma das consequências desse transporte que mais me choca é a produção de amônia no ambiente onde ficam confinados, em razão das fezes e urina acumuladas, provocando a cegueira dos animais", revelou Rosana Navega, que ainda ressaltou que vários países já proibiram o transporte marítimo de animais.
LAAD 2025 - O Riocentro, no Rio, sedia, entre os dias 1º e 4 de abril, a 15ª edição da LAAD Defence & Security, maior feira de defesa da América Latina. O evento promete consolidar sua relevância reunindo principais autoridades, empresas e especialistas do setor. Na pauta, avanços tecnológicos e promoção de negócios estratégicos. Serão mais de 400 marcas expositoras e esta 15ª edição da feira promete superar os números registrados em 2023.
CADE APROVA COMPRA DA ESTRELA - A compra de 70% das ações da Estrela, holding do grupo Tora Transportes, pela Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), foi aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), sem restrições. A decisão já foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). A negociação, iniciada no final de dezembro do ano passado, foi fechada por R$ 742,5 milhões.