Por:

PINGA-FOGO

CADÊ O MUSEU OLÍMPICO RIO 2016? - O prefeito Eduardo Paes foi rápido em imortalizar a conquista do Oscar ao transformar a casa/cenário do filme "Ainda Estou Aqui" na Casa do Cinema Brasileiro. Ganhou aplausos do setor do turismo e da cultura. Só há uma lamentação pela morosidade da Prefeitura em resgatar a memória da Rio 2016 e as transformações que a cidade sofreu para sediar os Jogos Olímpicos. Um evento cada vez mais distante da memória coletiva e que sua grandiosidade poderá ser esquecida pelas futuras gerações.

O Museu Olímpico merecia um empenho igual ao dado ao filme. Afinal, o Rio ganhou um verdadeiro Oscar por ter realizado uma das mais impecáveis e lindas Olimpíadas da história moderna. Evento que teve o próprio Eduardo Paes como protagonista. Já faz quatro anos que o Museu foi anunciado, depois adiado, e agora está envolto em um aumento de custo que dobrou o valor e chega a R$ 100 milhões, sem contar com a museologia. Um caso inexplicável de adiamento de um projeto que resgata uma das páginas mais importantes da história da cidade.

Um detalhe: devido à pandemia, o Rio é a cidade que mais tempo ficou como Cidade Olímpica, pelo adiamento dos jogos de Tóquio. Só se espera que a burocracia que trava o Museu Olímpico se manifeste na Casa do Cinema.

GRATIDÃO DE CASTRO - O governador Cláudio Castro já determinou ao seu núcleo duro traçar o cenário para colocar em lugar de destaque no seu governo os ex-prefeitos Rogério Lisboa (Nova Iguaçu), Rodrigo Drable (Barra Mansa), André Português (Miguel Pereira), Diogo Balieiro (Resende) e Jorge Miranda (Mesquita).

"Estes cinco são parceiros de primeira hora e será uma honra tê-los no Governo em função relevante", afirmou o governador à coluna Magnavita.

Vale lembrar que Vinícius Farah, outro parceiro histórico do governador Cláudio Castro, acaba de assumir a presidência do Detran RJ. Grupo político se consolida com gratidão, coisa que Castro cultiva e que é raro na política fluminense.

ESQUEMA DE SEGURANÇA FUNCIONANDO - O governador Cláudio Castro ficou tocado com a predisposição dos secretários da Polícia Civil, Felipe Curi e da Polícia Militar, coronel Marcelo Menezes, de se fazerem onipresentes no Sambódromo e no acompanhamento das operações do Carnaval. Não foi só a capital, mas as principais cidades turísticas do estado bateram recorde de turistas e com um sucesso da estratégia de segurança do estado.

FARIA LIMA NO RIO - Vale o registro... A Faria Lima se mudou para o carnaval carioca durante os três dias do desfile. Há muito tempo que o PIB financeiro não comparecia em massa à Sapucaí. Efeito que chamou atenção do governador Cláudio Castro.

OVERBOOKING NOS CAMAROTES OFICIAIS - O Desfile das Campeas, no próximo sábado, foi turbinado pela vitória da Beija-Flor. O WhatsApp do prefeito Eduardo Paes e do governador Cláudio Castro disparam com o pedido de autoridades querendo vir para os camarotes oficiais no próximo dia 8. Vai ter revoada de personalidades da vida partidária nacional.