Por:

PINGA-FOGO

O CRIMINOSO DESCASO DO ICMBIO - Um turista gaúcho de 54 anos morreu neste domingo, 16, enquanto subia a pé as escadarias do Cristo Redentor. A ausência de socorristas, ambulância, desfibrilador, ou grupo de emergência, provocou um acirramento de ânimos entre a Arquidiocese do Rio e o ICMBio, divulgado em nota oficial à coluna.

Nesta segunda, 17, a secretária municipal de Turismo, Daniela Maia, se reúne com o Padre Omar e vai cobrar uma posição do órgão federal que administra o parque. Vale lembrar que a maior parte do ingresso pago para a visitação do local vai para o cofre da União. É um lugar de alta densidade de público e é um absurdo que o ICMBio não forneça o suporte necessário para situações de emergência.

O Projeto de Lei 2994/2023, do deputado federal Luciano Alves, do PSD-PR, obriga a colocação de desfibrilador em locais de grande concentração de público. Ele ainda está em tramitação. O Distrito Federal já possui legislação em vigor com o mesmo objetivo e em Goiás a proposta do legislativo estadual foi vetada.

Depois deste cenário de descaso federal que resultou no retardo de assistência ao turista gaúcho, no Corcovado, após um esforço físico incomum, o Legislativo fluminense deveria aprovar, em regime de urgência, uma lei que obrigue aos pontos turísticos de grande concentração de público a adotar uma estrutura mínima para socorro.

CONTROLE NO CANABIDIOL - Nos próximos dias deverá ocorrer uma operação para sanear o mercado de canabidiol. Uma empresa, que está entre as 10 maiores do setor e que possui sede nos Estados Unidos, será o pivô por envolver receitas irregulares. Até o Conselho de Medicina entrará em campo para acabar com os excessos.

CONFLITO DE AGENDA - Enquanto uma parte em Copacabana estava repleta de Bolsonaristas, neste domingo, 16, outra tinha transmissão, ao vivo, da Globo da prova de natação a mar aberto 'Rainha do Mar'. Tem gente que jura que ouviu fazer no áudio global os ecos das palavras de ordem do movimento verde amarelo.

FRUTOS DO MIPIM - O prefeito de Maricá, Washington Quaquá, colheu frutos na edição de 2025 do MIPIM, o maior evento imobiliário do mundo, realizado anualmente em Cannes, na França. A prefeitura montou um estande no evento, recebeu comitivas de regiões da Europa e mostrou estratégias de desenvolvimento econômico e social que vêm sendo implementadas em Maricá. Resultado: o município pode ganhar uma fábrica da IPRA France, produtora de fragrâncias das marcas de perfumes mais famosas do mundo. Entre elas, a Dior, Givenchy e Lancôme. Quaquá enviou gestores a Grasse, conhecida como "Capital dos Perfumes", para desenvolver o processo de parceria.

MARCA PRÓPRIA - O prefeito também discute a criação de uma marca própria, com a ideia de internacionalizar Maricá para gerar empregos com novos empreendimentos e turismo. Atualmente, a IPRA France exporta para mais de 70 países. Na Mipim, Quaquá se reuniu com empresários para buscar investimentos para um complexo de resorts em São José do Imbassaí e para o Hotel Maricá, em Araçatiba.

CURSO LEGISLATIVO - Com o intuito de preparar os novos vereadores e seus assessores para desempenhar suas funções com mais facilidade e lidar melhor com os seus sistemas e processos, a Câmara do Rio promoverá um novo curso, voltado exclusivamente para eles, na próxima quinta-feira (20). As aulas, oferecidas pela Escola do Legislativo Carioca, serão sobre o Sistema de Apoiamento Legislativo, o Sistema Eletrônico de Votação e o aplicativo Assessor Digital.

O curso será conduzido por servidores da Casa, os professores Marcus Vinícius Vasconcelos Fernandes, diretor de Processamento Legislativo; Tiago de Almeida Caridade e Felipe Alves Rangel, ambos da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI). A iniciativa é um complemento a uma série de cursos oferecidos em janeiro.

REFORÇO PARA MULHERES - A prefeita de Vassouras, Rosi Silva, anunciou a chegada de um carro para os atendimentos da Patrulha Maria da Penha. O município conta com uma rede de apoio à mulher e tem atendimentos para vítimas em situação de vulnerabilidade e de violência na Secretaria Municipal de Políticas da Mulher, como o Ceam e o Niam. Ambos instalados na 95ª Delegacia de Polícia. "Vassouras já avançou muito nas políticas públicas voltadas para a mulher, desde o cuidado com as vítimas em situação de vulnerabilidade à casos de violência", disse Rosi, agradecendo o governo do Estado pelo envio da viatura.

CIDADE DO AÇO e PIRAÍ REPRESENTADAS NO RIO - O vereador de Volta Redonda, Rodrigo Furtado, foi neste domingo (16) ao Rio participar das manifestações "Fora Lula" e em defesa da anistia aos participantes do 8 de janeiro de 2023. O vereador Furtado destacou a importância da mobilização popular. O delegado titular de Piraí, Antonio Furtado, também participou do ato, no Rio.