O governador Cláudio Castro entregou, na segunda-feira (31), para 64 empresas que atuam no Rio, o Selo Empresa Amiga da Mulher, pelos projetos voltados à promoção e defesa dos direitos das mulheres. O total de selos, concedido pelas secretarias da Mulher e de Desenvolvimento Econômico, nesta edição, foi o dobro da anterior. O evento, que contou com o apoio do Lide RJ, aconteceu no Hotel Fairmont Rio de Janeiro.


"O estado do Rio de Janeiro tem se destacado como referência nacional na promoção da equidade de gênero no ambiente corporativo. É uma certificação fundamental na construção de um ambiente de trabalho mais justo, inclusivo e igualitário para as mulheres do nosso estado. Seguiremos trabalhando lado a lado com a iniciativa privada para fomentar ainda mais políticas públicas voltadas às mulheres", destacou o governador.

Nesta edição, 82 empresas se inscreveram para a concessão do Selo. O edital da certificação "Empresa Amiga da Mulher" estabelece 12 critérios para avaliação, considerando aspectos como a promoção da saúde, integridade física e emocional das trabalhadoras, além da garantia de um ambiente digno e seguro. A acessibilidade e condições adequadas para mulheres com deficiência também foram pontos avaliados.



Durante o processo, as empresas também precisaram comprovar que divulgam, interna e externamente, ações afirmativas e informativas sobre temas voltados aos direitos da mulher, principalmente sobre a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006), e demais dispositivos legais que tratem do enfrentamento à violência contra a mulher.
As organizações também assinaram uma carta compromisso detalhando seus planos de ação para fortalecer a inclusão, a qualificação profissional e o desenvolvimento das mulheres no mercado de trabalho. Parcerias com órgãos públicos, entidades do terceiro setor e empresas privadas também foram consideradas na avaliação.