MÉDICOS REPUDIAM ATITUDE DE MAGDA CHAMBRIARD - Um dos mais renomados oftalmologistas do país, que opera em São Paulo, mandou a seguinte mensagem para a coluna: "Incrível a prepotência e desrespeito com a médica que a atendeu… Nunca mais os médicos irão querer fazer o bem em um voo de lazer, pois ao invés de cobrar pelo trabalho, recebe um processo? Onde vamos parar... Parabéns pela excelente reportagem e trabalho jornalístico sério". Ele se referia à notícia publicada no Correio da Manhã sobre a ameaça da presidente da Petrobras, Magda Regina Chambriard, de processar médica que prestou socorro durante desmaio em voo. Acusando-a de vazamento da informação.
A notícia, reproduzida pelo site Agenda do Poder, de Ricardo Bruno, se tornou viral nos grupos e redes sociais de médicos. A indignação da classe é maior porque Magda, nascida Regina, adotou o sobrenome do ex-marido, um renomado médico cirurgião ortopedista, especializado em mãos e perito legista da Polícia Civil, Dr Cláudio Chambriard. O sobrenome Chambriard tem enorme credibilidade no meio médico.
"Acusar uma médica de vazar uma notícia e ameaçar de processo por suspeitar que ela violou o sigilo profissional e ignorar o atendimento e assistência que lhe foi dada de forma impecável, é uma absurda inversão da realidade", afirma um conhecido advogado do Rio, que complementa: "Quem tem direito de processar é a médica, vítima de calúnia e difamação por uma paciente, que lhe deveria ser grata, que foi atendida gratuitamente em uma situação de emergência. Ela deveria dizer muito obrigado e até mandar flores!".
DRABLE AGORA NO QUINTO ANDAR - O governador do Rio, Cláudio Castro, já começou a convocar os ex-prefeitos aliados para o primeiro escalão do Governo do RJ. O Diário Oficial, desta terça, 08 de abril, traz a nomeação de Rodrigo Drable, ex-prefeito de Barra Mansa, como subsecretário de estado do Gabinete do Governador, vaga que era ocupada por Anderson de Paula, hoje na Assessoria Especial do Tribunal de Contas do Estado. Durante o seu mandato como prefeito, Drable deixou o governo municipal, no ano passado, após fazer o seu sucessor - o vereador Furlani - também com apoio de Castro.
FAMÍLIA DE POLÍTICOS - Nascido em 24 de fevereiro de 1981, Rodrigo Drable é filho da professora aposentada Gláucia Drable Costa e do engenheiro aposentado Sérgio Costa. Ele é casado com Regina Borges da Almeida Motta e pai de dois filhos: Alice e Alexandre. Graduado no Curso de Direito - Universidade Cândido Mendes, Rio, Drable tem sangue de político literalmente. Os seus dois avôs foram prefeitos. O materno, Marcello Fonseca Drable, governou Barra Mansa por duas vezes (1967-1971) e (1977-1983). Ele também foi deputado estadual de 1974 a 1976. O avô paterno, Coronel Aluízio Campos Costa, foi o 9º prefeito de Volta Redonda (antigo 8º distrito de Barra Mansa), de 1979 a 1982.
Na nova função, ele estará muito próximo ao governador, acompanhando-o nas agendas e participando da articulação política. Passa a ser um dos integrantes do círculo fechado do quinto andar, que terá reflexos na defesa dos interesses do Sul Fluminense. Novas nomeações de ex-prefeitos aliados estão sendo definidas nos próximos dias.
MAIS INVESTIMENTOS - O feriado que se aproxima será de muito trabalho para a Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio. É que a Codin marcará presença na Intermodal South America, a maior feira do setor de logística da América do Sul, que acontece de 22 a 24 de abril, em São Paulo. Pela primeira vez, nas 29 edições da feira, o Governo do Estado do Rio estará representado com um estande próprio. A meta do presidente Fábio Picanço é trazer novos investimentos para o estado e para isso levará uma comitiva de peso. O governador Cláudio Castro, os secretários Nicola Miccione, Juliano Pasqual, Cássio Coelho e Fernanda Curdi, além de importantes representantes do Comex fluminense foram convidados.