Por: Cláudio Magnavita

Coluna Magnavita | Drable agora no quinto andar

Rodrigo Drable | Foto: Arquivo/PMBM

O governador do Rio, Cláudio Castro, já começou a convocar os ex-prefeitos aliados para o primeiro escalão do Governo do RJ. O Diário Oficial, desta terça, 08 de abril, traz a nomeação de Rodrigo Drable, ex-prefeito de Barra Mansa, como subsecretário de estado do Gabinete do Governador, vaga que era ocupada por Anderson de Paula, hoje na Assessoria Especial do Tribunal de Contas do Estado. Durante o seu mandato como prefeito, Drable deixou o governo municipal, no ano passado, após fazer o seu sucessor - o vereador Furlani - também com apoio de Castro.

FAMÍLIA DE POLÍTICOS - Nascido em 24 de fevereiro de 1981, Rodrigo Drable é filho da professora aposentada Gláucia Drable Costa e do engenheiro aposentado Sérgio Costa. Ele é casado com Regina Borges da Almeida Motta e pai de dois filhos: Alice e Alexandre. Graduado no Curso de Direito - Universidade Cândido Mendes, Rio, Drable tem sangue de político literalmente. Os seus dois avôs foram prefeitos. O materno, Marcello Fonseca Drable, governou Barra Mansa por duas vezes (1967-1971) e (1977-1983). Ele também foi deputado estadual de 1974 a 1976. O avô paterno, Coronel Aluízio Campos Costa, foi o 9º prefeito de Volta Redonda (antigo 8º distrito de Barra Mansa), de 1979 a 1982.

Na nova função, ele estará muito próximo ao governador, acompanhando-o nas agendas e participando da articulação política. Passa a ser um dos integrantes do círculo fechado do quinto andar, que terá reflexos na defesa dos interesses do Sul Fluminense. Novas nomeações de ex-prefeitos aliados estão sendo definidas nos próximos dias.