Por:

PINGA-FOGO

OPOSIÇÃO QUER EXPLICAÇÕES DE LEWANDOWSKI - No dia em que entregou ao presidente da Câmara, Hugo Motta, a PEC da Segurança, o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, foi alvo de pedido de explicações na Comissão de Segurança Pública. Foi aprovado requerimento do líder da oposição, Luciano Zucco (PL-RS), pedindo a presença de Lewandowski para explicar declarações que deu sobre a atuação das polícias. O ministro disse recentemente que "a polícia prende mal e o Judiciário é obrigado a soltar".

GRAVE - "Trata-se de uma fala grave que enfraquece o trabalho dos profissionais de segurança pública e compromete a confiança da população", critica Zucco. "O ministro precisa vir à Câmara e explicar o que quis dizer". Zucco queria a convocação do ministro, mas o requerimento foi transformado em convite.

BOM RELACIONAMENTO - Diferentemente do jogo político de 2022 durante as tragédias em Petrópolis, a atuação do município em 2025 durante a chuva registrada neste fim de semana, mostrou que em momentos difíceis, o foco deve ser a população e o reestabelecimento da normalidade. Nesta terça-feira, o Secretário de Defesa Civil Nacional, Wolnei Wolff, realizou uma reunião, na parte da manhã, com o prefeito Hingo Hammes para definir estratégias para a cidade. Logo em seguida, realizaram uma vistoria técnica nos locais atingidos pelas enchentes do fim de semana. Hingo Hammes também vai a Brasília nesta quarta-feira para alinhar os projetos do PAC Seleções. Na segunda-feira, uma equipe da Defesa Civil Nacional participou de uma reunião com o prefeito e a equipe com a Defesa Civil municipal para alinhamento das ações no município. No mesmo dia, o MIRD reconheceu a situação de emergência de Petrópolis e com isso, a cidade receberá recurso do Governo Federal. A secretária de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Rosângela Gomes, também esteve em Petrópolis para acompanhar o trabalho de acolhida feita pelo município às pessoas que foram atingidas pela chuva e visitou o abrigo Gabriel Vila Real da Rocha, onde estão as famílias atingidas pela enchente.

NOVA VIATURA - No Comando-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio, o deputado estadual Munir Neto se encontrou nesta terça-feira (08) com o Coronel Tarcísio e comemorou uma nova notícia para Volta Redonda, no interior do Estado. A cidade agora passa a contar com uma nova viatura de combate a incêndio. Na última segunda-feira do mês, dia 28, que ele a entregará pessoalmente, assim como também aproveitará para visitar outras cidades. "Na conversa com o Comandante-Geral, que também é Secretário de Defesa Civil, levei novas demandas para a nossa região. Quero agradecer, mais uma vez, essa parceria com o Governo do Estado", concluiu o parlamentar.

CONVÊNIO - Aliás, ainda em Volta Redonda, no Sul Fluminense, o comandante do 28º Batalhão da Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Sardemberg, firmou junto a Fundação Oswaldo Aranha convênio que garante descontos especiais para os policiais da corporação interessados em ingressar nos cursos de graduação do UniFOA. "Hoje, o maior patrimônio da Polícia Militar é o seu policial. E o policial capacitado, qualificado, instruído, é infinitamente melhor, infinitamente mais prestativo, infinitamente uma ferramenta de segurança pública na nossa cidade", disse o tenente-coronel Sardemberg.