PETROBRAS EXPLICA - Após as reportagens publicadas no Correio da Manhã, sobre o ocorrido envolvendo a presidente da Petrobras durante voo, recebemos da assessoria de imprensa da presidência da estatal a seguinte nota oficial que reproduzimos, na íntegra, a seguir:
"Em relação às matérias publicadas pela coluna do jornalista Cláudio Magnavita, no Correio da Manhã, a Petrobras esclarece que a Presidente Magda Chambriard teve uma leve indisposição durante viagem aérea particular, em fevereiro deste ano. Ela foi atendida a bordo, conforme informação prestada à própria coluna por um dos profissionais que prestou atendimento.
A Presidente da Petrobras cumpriu agenda pública já no dia seguinte. Desde então, segue atuando normalmente, sem intercorrências de saúde.
Magda Chambriard valoriza e tem apreço pelos profissionais da Medicina, assim como valoriza a obrigação de sigilo profissional dos médicos e o direito à privacidade dos pacientes", finaliza a nota.
EM CAMPANHA... ELEITORAL? - Enquanto o trade turístico do Rio de Janeiro aguarda saber quais ações de comunicação a Embratur pretende colocar de pé para diminuir os impactos da volta da exigência de vistos para turistas americanos, canadenses e australianos — mercados estratégicos não apenas para o RJ, mas para todo o Brasil — o presidente da agência, Marcelo Freixo, segue numa agenda que mais parece de campanha eleitoral.
Freixo está lançando roteiros regionais e plataformas de capacitação voltadas para destinos do interior do Rio. Nada contra os circuitos do café, do queijo ou da cachaça — muito pelo contrário, mas é importante lembrar que essas rotas já existem e são comercializadas há algum tempo.
Por fim, convenhamos: não parece ser exatamente essa a missão da Embratur, uma agência federal de promoção internacional do turismo.
FGTS - Ainda nas articulações em Brasília, o prefeito de Petrópolis, Hingo Hammes (PP), ao lado do líder do partido no Rio, Dr. Luizinho, anunciou o FGTS Calamidade para as famílias atingidas pelas fortes chuvas. A medida foi anunciada após uma reunião com Waldez Góes, Ministro de Integração e Desenvolvimento Regional e Jader Barbalho, Ministro das Cidades. A conversa também contou com a presença do prefeito de Angra dos Reis, Cláudio Ferreti.
CRIME AMBIENTAL - O MPF obteve a condenação do ex-secretário de Meio Ambiente, Almir Schmidt, e de dois agentes públicos denunciados por crimes ambientais praticados durante a implantação irregular de um loteamento imobiliário em área de proteção ambiental, em Petrópolis. A denúncia foi feita após investigação que apurou a atuação irregular de agentes públicos e empresários em um esquema que devastou áreas da Mata Atlântica. As irregularidades ocorreram entre 2013 e 2015. Também foram condenados Márcio Ferreira de Souza e Ricardo Ganem Leal por descumprimento de obrigação ambiental relevante, tendo em vista que atuavam no setor de fiscalização da Reserva Biológica de Araras, onde os crimes foram registrados.
PARECER CONTRÁRIO EM VASSOURAS - O Tribunal de Contas do Estado do Rio deu parecer contrário às contas do ex-prefeito de Vassouras, Severino Dias, referentes a 2023. Na decisão, o TCE aponta cinco irregularidades na então administração de Severino, que, na época, tinha como vice Rosi Silva, atual prefeita. As contas seguem para a Câmara Municipal. Severino Dias é Secretário de Governo de Valença. Assumiu o cargo a convite do prefeito Saulo Corrêa, irmão do deputado estadual André Corrêa.
AMPLIANDO AÇÕES - Inclusão digital e formação de jovens para o mercado global de games e eSports. Essa é a missão do AfroGames, uma iniciativa revolucionária do AfroReggae que está focando atualmente na ampliação do projeto nas áreas do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, na Zona Sul da capital fluminense. Serão formadas novas turmas de Free Fire e aulas de inglês, graças a uma parceria com o Governo do Estado do Rio. Trata-se do maior programa de e-sports e jogos digitais em comunidade no mundo.