Por:

PINGA-FOGO

PAMPOLHA RECEBE LULA - O presidente Lula visita o estado do Rio na próxima terça, 15, e terá a companhia do governador em exercício do Rio, Thiago Pampolha, que estará à frente do governo por 11 dias. Lula participa do lançamento do novo carro da Nissan fabricado na unidade da montadora em Resende.

Nas últimas solenidades no Rio, Lula reclamou da ausência do governador Cláudio Castro, que evitou a agenda presidencial depois da descortesia que sofreu na realização do G20. A ministra da Articulação Institucional, a deputada Gleisi Hoffmann, e o ministro da Casa Civil, Rui Costa, pediram formalmente desculpas a Castro, reabrindo a relação civilizada e de convivência.

AGENDA DUPLA DE PAMPOLHA - No governo do Rio, além da agenda em Resende, Thiago Pampolha participa, com o ministro dos Transportes, Renan Filho, da visitação à obra da Rodovia Presidente Dutra, no trecho de Paracambi, reduto do secretário especial André Ceciliano e pai do prefeito Andrezinho. O presidente Lula será a grande estrela da solenidade. Em tempo: Thiago e Renan são do mesmo partido, o MDB, que tem incentivado a sua candidatura ao Governo Estadual.

SEM 2026 NA AGENDA - Já a presença do vice-governador Thiago Pampolha com Lula, além dos afagos protocolares, não avança na agenda de 2026, já que o candidato natural do petista é o seu aliado histórico Eduardo Paes. O longínquo cenário de Paes como vice de Lula abre, porém, uma abertura para o MDB pensar em candidatura própria com apoio de Paes e do PT. Tudo incerto e ainda preso no terreno das hipóteses. Os acordos feitos precisam ser sacramentados no papel.

REDUTO VERDE AMARELO - A presença de Lula na fábrica da Nissan está recebendo uma atenção especial do GSI presidencial. A cidade é o maior reduto do Bolsonarismo no estado. O esquema de segurança está sendo reforçado.

ANDRÉ MENDONÇA NO RIO - O ministro do STF, André Mendonça, participa do almoço do LIDE RJ nesta terça, 15, com casa completamente lotada. No dia 16, ele recebe a maior homenagem do Corpo de Bombeiros do Rio, a mais antiga corporação do Brasil. O comandante-geral Tarciso Salles Júnior, entrega a medalha junto com o alto comando dos Bombeiros. O fato do comandante-geral ser pastor e evangélico pesou na decisão do ministro de aceitar a comenda, já que ele é arredio a estas homenagens. Mendonça aproveita o feriado e fica com a esposa no Rio até segunda-feira.

NIOMAR VIVE! - Na próxima quarta, 16, a Academia Carioca de Letras (ACL) inicia um ciclo de palestras sobre a imprensa. A primeira será sobre o Correio da Manhã e o papel de Niomar Muniz Sodré, a dama da resistência, proferida pelo jornalista Cláudio Magnavita, com introdução do acadêmico Paulo Alonso. A próxima palestra do ciclo será sobre os 100 anos de O Globo. Aliás, a ACL completa em 2026 também o seu centenário de existência. A academia ganhou, no mês passado, um acadêmico de peso, José Roberto Tadros, presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC), que já era membro da Academia Amazonense de Letras.

'MÁQUINA' DE MOER GENTE - A prisão domiciliar do deputado federal Chiquinho Brazão, por motivo médico, revela o impacto da prisão na saúde física e mental - sem julgamento e conclusão do inquérito - de Domingos Brazão e do delegado Rivaldo Barbosa. Ainda não são réus, mas suspeitos submetidos a verdadeiras "torturas prisionais" e linchamento público sem o transitado e julgado. Até quando o Brasil vai aceitar a renúncia da presunção da inocência e permitir a condenação e cárcere antecipado sem que o ciclo do julgamento e condenação se manifeste? Estamos falando de pessoas de carne e osso, além de familiares sequelados por este processo de moer gente e reputação. O achismo investigativo supera a presunção de inocência e a condenação, com o aval da mídia inquisidora, silencia a defesa dos direitos mínimos de cidadania. Todos se calam com medo dos ataques da mídia e da militância organizada.

RECONDUZIDO COM LOUVOR - O ex-ministro da AGU Fábio Medina Osório foi reconduzido, pela terceira vez consecutiva, à presidência da Comissão de Direito Administrativo Sancionador do Conselho Federal da OAB. O ato foi oficializado pelo presidente Beto Simonetti, que tem reforçado o protagonismo técnico das comissões da casa.

PIONEIRISMO NO DIREITO - Medina Osório foi o primeiro jurista a tratar o tema com a nomenclatura "Direito Administrativo Sancionador" no Brasil. Sua obra clássica, lançada no ano 2000, completa 25 anos em 2025 e já está na sua 10ª edição, publicada pela Revista dos Tribunais.

FORMAÇÃO DE PESO - Doutor pela tradicional Universidade Complutense de Madrid, sob orientação do lendário Eduardo García de Enterría, Medina é também mestre e graduado pela Faculdade de Direito da UFRGS, onde fundou, em 2004, a primeira disciplina acadêmica sobre o tema nos programas de mestrado e doutorado.

HOMENAGEM NA UFRGS - No próximo dia 25 de abril, o advogado será homenageado no jantar dos 125 anos da Faculdade de Direito da UFRGS, ao lado de outras 11 personalidades marcantes da história da instituição. O evento ocorrerá no tradicional Clube Juvenil, em Porto Alegre.

TRAJETÓRIA SÓLIDA - Promotor de Justiça aprovado em primeiro lugar no concurso de 1991, Medina Osório exerceu a carreira por mais de 14 anos antes de se dedicar à advocacia. Já foi ministro-chefe da AGU no governo Temer, e hoje também atua como parecerista da FGV, conselheiro do Movimento de Defesa da Advocacia (MDA) e presidente do Instituto Internacional de Estudos de Direito do Estado (IIEDE).