Por: Cláudio Magnavita

Coluna Magnavita | Como governador em exercício, Pampolha receberá Lula em Paracambi e em Resende esta semana

O vice-governador do Rio de Janeiro Thiago Pampolha | Foto: Brunno Dantas e Felipe Cavalcanti/TJRJ

PAMPOLHA RECEBE LULA - O presidente Lula visita o estado do Rio na próxima terça, 15, e terá a companhia do governador em exercício do Rio, Thiago Pampolha, que estará à frente do governo por 11 dias. Lula participa do lançamento do novo carro da Nissan fabricado na unidade da montadora em Resende.

Nas últimas solenidades no Rio, Lula reclamou da ausência do governador Cláudio Castro, que evitou a agenda presidencial depois da descortesia que sofreu na realização do G20. A ministra da Articulação Institucional, a deputada Gleisi Hoffmann, e o ministro da Casa Civil, Rui Costa, pediram formalmente desculpas a Castro, reabrindo a relação civilizada e de convivência.

AGENDA DUPLA DE PAMPOLHA - No governo do Rio, além da agenda em Resende, Thiago Pampolha participa, com o ministro dos Transportes, Renan Filho, da visitação à obra da Rodovia Presidente Dutra, no trecho de Paracambi, reduto do secretário especial André Ceciliano e pai do prefeito Andrezinho. O presidente Lula será a grande estrela da solenidade. Em tempo: Thiago e Renan são do mesmo partido, o MDB, que tem incentivado a sua candidatura ao Governo Estadual.

SEM 2026 NA AGENDA - Já a presença do vice-governador Thiago Pampolha com Lula, além dos afagos protocolares, não avança na agenda de 2026, já que o candidato natural do petista é o seu aliado histórico Eduardo Paes. O longínquo cenário de Paes como vice de Lula abre, porém, uma abertura para o MDB pensar em candidatura própria com apoio de Paes e do PT. Tudo incerto e ainda preso no terreno das hipóteses. Os acordos feitos precisam ser sacramentados no papel.

REDUTO VERDE AMARELO - A presença de Lula na fábrica da Nissan está recebendo uma atenção especial do GSI presidencial. A cidade é o maior reduto do Bolsonarismo no estado. O esquema de segurança está sendo reforçado.