MMA DESAFIA IGREJA CATÓLICA - Na reunião do Conselho Nacional do Turismo, do Ministério do Turismo, o representante do Ministério do Meio Ambiente, Pedro de Castro, resolveu "alertar" o setor contra a privatização do Santuário do Cristo Redentor. Na sua fala oficial, gravada e transmitida ao vivo pelo Zoom, disse: "Quero alertar sobre o Projeto de Lei dos três senadores do Rio que querem privatizar o Cristo Redentor. Uma área que sempre foi pública e agora querem repassar para a Igreja Católica".
Ao ser rebatido no Conselho, lembrando a má gestão do Parque pelo ICMBio e o caso do turista que morreu sem assistência, o representante do ministério de Marina Silva foi lembrado que faltava ambulância e que a maior parte dos recursos do trem e das vans é repassada para a União. Pedro de Castro rebateu "o ICMBio pode ter errado, mas na mesma semana uma igreja histórica desabou na Bahia e a igreja não tinha ambulância para socorrer os feridos".
SÓSTENES BRILHOU - O líder do PL na Câmara Federal, deputado Sóstenes Cavalcante, do Rio, saiu como um gigante político na sua maratona de recolher assinaturas para o projeto da anistia transmutar em regime de urgência. Ele foi incansável na coleta de assinaturas e os seus argumentos foram sempre transparentes e duros.
Esta semana quem preside a casa é o ex-líder do PL e hoje vice-presidente da Câmara, Altineu Côrtes. Se ele colocar para votar, acaba protegendo o presidente Hugo Motta de uma saia justa.
SABINO VAI ACABAR COM A EXPLORAÇÃO - O ministro do Turismo, Celso Sabino, vai bater duro nesta terça, 15, quando recebe os hoteleiros de Belém junto com a Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon). Tem hotel que cobra R$ 400 reais por diária e que está cobrando R$ 9 mil para a COP30. Ele chamou a Senacon para participar da reunião. O alerta foi dado por um dos conselheiros na reunião do Conselho Nacional de Turismo: "Não podemos reeditar o que ocorreu na Rio 20. A COP30 é evento meio e não evento fim. Belém vai virar referência planetária durante dias e a hotelaria da cidade não pode explorar os visitantes". Em tempo, como o ministro Sabino é do Pará, ele vai colocar ordem na casa.
LULA ALMOÇA COM PEZÃO - O presidente Lula fará uma parada para almoçar, nesta terça-feira (14), em Piraí, a convite do prefeito Luiz Fernando Pezão. Os dois são amigos de longa data e trocam mensagens rotineiramente. No cardápio oficial, projetos para a região. No extraoficial, eleições de 2026. Prefeitos, lideranças políticas e empresariais de todo o Sul do Estado estão mobilizados para participar dos eventos ao lado do presidente.
CRECHE PARA FILHOS DE FUNCIONÁRIOS - Os shoppings centers e demais estabelecimentos comerciais do Estado do Rio deverão contar com creche para os filhos de trabalhadores e trabalhadoras. As crianças atendidas deverão ter até 3 anos e 11 meses de idade. É o que determina o projeto de lei número 1778/2016, de autoria da ex-deputada estadual e atual deputada federal Enfermeira Rejane (PCdoB), que será votado nesta terça-feira (15), na Alerj.