O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) recebeu, nesta quarta-feira (16), no Quartel Central, a visita institucional do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça. A presença ilustre reforçou o reconhecimento ao trabalho da Corporação em prol da segurança e do bem-estar da sociedade fluminense.

Durante a visita, o ministro conheceu as instalações da centenária unidade e foi homenageado com a Medalha Ordem do Mérito do Corpo de Bombeiros, uma honraria concedida pela Corporação. Ele também pode ver de perto alguns dos equipamentos utilizados nas operações de salvamento e emergência, além de assistir a uma apresentação especial da orquestra do CBMERJ.

Um dos momentos de destaque da agenda foi o simulado operacional preparado especialmente para a ocasião. Militares realizaram uma demonstração técnico-profissional que simulou cenários reais de salvamento, com técnicas como rapel, plano inclinado, escalada de torre, descida invertida e combate a incêndio.

As demonstrações evidenciaram a expertise, o preparo e a dedicação dos bombeiros militares, que atuam diariamente nas mais diversas frentes de atendimento à população. O ministro acompanhou atentamente as manobras, expressando admiração pelo alto nível técnico da tropa.
Como forma simbólica de agradecimento e integração, André Mendonça recebeu uma cobertura (boné) do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) e um capacete dourado do CBMERJ, representando o espírito de bravura e compromisso da Corporação com a missão de salvar vidas.

"A visita do ministro mostra o respeito e a confiança nas instituições militares estaduais e valoriza o trabalho incansável dos bombeiros do Rio de Janeiro, que seguem firmes no propósito de servir com coragem, excelência e humanidade", afirmou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Tarciso Salles.
Estiveram ainda presentes à ocasião o Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Marco Aurélio Bellizze, o senador Flávio Bolsonaro, o presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar, e diversas outras autoridades do Executivo, Legislativo e Judiciário.
"Todos os sentidos presentes aqui. Nós vimos uma apresentação linda; ouvimos uma grande orquestra; tocamos com grandes heróis; e, para finalizar, sentimos o cheiro e saboreamos uma comida maravilhosa. Vocês foram completos!", concluiu o ministro do STF, André Mendonça.