Por: Marcelo Alves*

Acabou o dinheiro?

O verdadeiro "dinheiro de plástico" tomou conta de tudo e virou o principal meio de pagamento. | Foto: Adobe Stock

A cada dia que passa, mais se confirma que as notas de dinheiro estão saindo do mercado. O dinheiro sumiu? Difícil demais, hoje, estabelecimentos sorrirem quando o cliente quer pagar em dinheiro, em notas. Até as contas mais baratas, pagar em dinheiro vem se tornando fora de moda. O atendente logo pergunta: não pode pagar em Pix ou no cartão? Na praia — e até no sinal de trânsito —, é normal oferecerem água , mate gelado, biscoito globo, milho pagando pelo Pix ou cartão. Dinheiro, difícil. E o vendedor que não está adequado à nova tendência, perde venda.

Acredito que você que ao ler este artigo, não se lembra de ter passado por uma situação semelhante. Para os da minha geração, é estranho essa contemporaneidade, mas temos que nos atualizar, adequar e seguir em frente. Até os talões de cheques sumiram! O verdadeiro "dinheiro de plástico" tomou conta de tudo e virou o principal meio de pagamento.

Sempre questionei as demoras irritantes das filas de pedágio, não só pela falta de organização, praticidade de valores redondos para facilitar o troco, como, também, números que poderiam ser pagos com moedas ao jogar numa cesta, como nos Estados Unidos tempos atrás, mas pagar em cartão, para mim ao ver, me tirava do sério. Hoje isso é fato, real. O difícil é ver quem não paga no Pix, cartão de débito ou crédito. E as filas continuam...

No Brasil, em 2022, o total movimentado em gastos com cartões no ano foi de R$ 3,31 trilhões e, para 2023, um crescimento entre 14% e 18% sobre este valor. Somente no quarto trimestre de 2022, a alta no valor das transações foi de 12,1%, em comparação com o mesmo período no ano anterior, com R$ 894 bilhões em pagamentos com cartões. Impressionante não?

Esse é o novo mundo, com suas mudanças rápidas. Quem imaginava que o dinheiro (notas) acabaria ou não seria tão mais aceito? No Brasil, é nítida tal migração.

Essa juventude, que vem ditando novas tendências, atitudes, comportamentos e consumos, precisa, cada vez mais, estar em análise dos profissionais de marketing, pois dificilmente erram em seus novos hábitos e caminhos para o mercado. As empresas, produtos e seus executivos precisam estar nas ruas, nas esquinas, nos bares, lojas e nos lugares onde estão esses novos consumidores de hoje — e do futuro.

Praticidade é a palavra e atitude que vale bilhões. E as startups estão aí, plantando, adubando, germinando e colhendo grandes negócios, atendendo às necessidades expostas em nossa frente. E para quem gosta de marketing e negócios, como eu, precisa estar atento a tudo e a todas as oportunidades. Ou melhor, a necessidade do consumidor.

Tenho certeza que o que mais tem nesse mundo ágil são grandes oportunidades e fantásticos negócios ainda não descobertos. É só estar atento, com visão e empreendedorismo, gerar novas receitas e lucros bilionários. O dinheiro só cresce, enriquece, muda de mãos, mas jamais acabará!

*Desenvolvedor de Marketing & Business. Instragram: @marceloalves.rio

 

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