Por: Marcelo Alves*

Visual sem padrão

Imagem de exemplo de identidade visual padronizada na cidade de Paris | Foto: Geoffrey Dorne/Reprodução Twitter

A cidade do Rio de Janeiro é a capital do entretenimento do Brasil. Nossa vocação, ou melhor, solução imediata para geração de renda e empregos vem desse segmento vital para a cidade mais encantadora do mundo. Já provamos ao planeta que entregamos brilhantemente e continuaremos a entregar mega eventos: Olimpíadas, Copa do

Mundo, Carnaval, Réveillon de Copacabana, Rock in Rio e tantos outros que merecem aplausos e investimentos.

O Rio de Janeiro sabe fazer — e muito bem profissionais e empresas altamente qualificadas, que não devem nada ao mundo. E a cidade precisa, cada vez, mais respirar diariamente eventos. Temos toda as estruturas prontas para preencher o tão desejado calendário "Rio, de janeiro a janeiro" , comprovadamente necessário, economicamente viável e de milionário retorno financeiro para a capital fluminense.

Os melhores hotéis, restaurantes, praias e sorrisos do mundo estão aqui, bem ao nosso lado. Um dólar investido em eventos no Rio, voltam 4 dólares para a cidade em impostos. Baita negócio! Mas sem investimento robusto, não teremos resultados parrudos.

O meu alerta nesse artigo é para um item importantíssimo, dentro de um plano de comunicação de um evento, muito estratégico e de enorme visibilidade para as marcas investidoras. Falo da comunicação visual de rua, galhardetes, banners, painéis e peças temporárias instaladas em vias de grande circulação na cidade.

Essas peças, além de comunicar, revelam que a cidade é um polo grandioso de realizações no entretenimento e eventos, seja na cultura , esporte, negócios e muito mais. Colorem e alegram ainda mais essa capital pulsante. Mas, precisa de ordem.

Salta ao olhos de todos que circulam a falta de padrão, formato e critérios. Ao invés de alegrar e comunicar, criam uma desordem em poluição visual. Algumas peças muito bem feitas em arte conquistam seus objetivos. Outras, para quem passa, não entende e não se lê absolutamente nada. Dinheiro mal aplicado e jogado fora.

A exemplo da grandes cidades e polos de eventos do mundo, como Nova Iorque, Paris, Orlando, Las Vegas e outras, é nítido observar a padronização em formatos dessas peças, locais definidos em roteiro de visibilidade e grandes circulação, com prazos bem estipulados de exposição. Existem na maioria dessas cidades, em postes de iluminação, estruturas padrões, prontas e bem feitas, para o encaixe apenas das lonas publicitárias.

Quero e desejo, honestamente, que todos postes do dessem luz a grandes acontecimentos na Cidade Maravilhosa. Nos revela evolução do segmento, milhares de empregos, movimentação econômica e nosso grande negócio em cada ponto da cidade sendo aplaudido.

Vamos embelezar nosso Rio ainda mais com grandes e fantásticos eventos, com padrão visual, bom gosto e ordenamento. Mais eventos, mais Rio.

*Desenvolvedor de Marketing & Business. Instagram: @marceloalves.rio

 

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