Por: Marcelo Alves*

Um reality de marcas: cada momento do BBB24 é importante para divulgar produtos

Marcas aproveitam meme de maquiagem borrada para divulgar produtos. | Foto: Reprodução/TV Globo

Como diz o velho ditado, gosto não se discute. É um tema delicado em rodas de bares populares ou em mesas de jantares em restaurantes sofisticados. A quem goste muito e é assíduo na audiência ou quem nem pensa em assistir. Um fato é certo: esse modelo de programa de TV é um sucesso no Brasil. Especificamente o Big Brother, da TV Globo, que completa sua 24ª edição no ar, num astronômico sucesso.

Não é a toa que um programa de TV repete sua fórmula em tantas edições. São mais de duas décadas na tela revelando anônimos e expondo intimidades para um público ávido e carente de novos personagens. A TV Globo, com toda a competência dos seus profissionais e pela liderança do diretor geral Boninho, achou a fórmula do sucesso e guarda a sete as chaves no Projac (estúdios Globo), pois não há comparação em qualidade, audiência e faturamento com os outros realitys de outras emissoras de TV no Brasil - e até do mundo.

O Big Brother Brasil é o que mais tem audiência e faturamento comercial de todas as versões feitas em TV do mundo. Sem dúvida, é o programa da TV Globo que mais fatura comercialmente, com o menor custo de produção proporcionalmente pelo tempo no ar e o que fatura, deixando para a emissora do Jardim Botânico, bairro onde fica sua sede no Rio de Janeiro, a maior margem de contribuição (lucro) de toda sua grade de programação.

Os números são fantásticos. A Edição de 2024 do Big Brother Brasil já prevê um faturamento comercial para mais de 1.2 bilhões de reais, já tendo vendido praticamente todas as cotas publicitárias do programa. É um show de publicidade, ou melhor, de merchandising. Um festival de ações publicitárias, colocando marcas no convívio e experiências dos brothers da casa mais vigiada do Brasil e os premiando em jogos e provas de resistências. O setor de marketing das marcas dá um show, criando experiências e desejos imediatos de consumo do público.

As agências de propaganda das marcas transpiram criatividade e não param de revelar cases. Hoje, com a internet e mídias digitais nos provocando diariamente em nossa mão, leva para as edições atuais do programa, além de gêneros diversos, um leque de "Influencers" do meio moderno, escalando e potencializando ações, debates diários e comportamentos no programa. A modernidade atual nos instiga a cada dia, e faz também da telinha de TV um super negócio.

O mercado publicitário agradece e espera mais conteúdos dos meios com audiências espetaculares, pois onde tem público, tem marca, tem negócio, tem faturamento grande e tem consumo. As marcas e produtos querem, cada vez mais, estar mais perto e fazer parte de nossa realidade.

*Marketing & Business Developer. LinkedIn: Marcelo Alves

 

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