Flu e Timão precisam ligar o sinal de alerta

Por Paulo Cézar Caju*

Jogo fúnebre na partida do Fluminense contra o Corinthians

Geraldinos, só esta semana que estou publicando fora do meu dia, mas já volto a fazer a alegria de vocês às sextas-feiras. Ademais, alegria que perdemos um pouco neste fim de semana, com a morte de Silvio Santos. E quis o destino que fosse nas vésperas do duelo dos seus clubes de coração: Fluminense e Corinthians. Por sinal, fizeram jus ao luto e fizeram jogo fúnebre. Quem foi ao Maracanã curtir "Os Embalos de Sábado à Noite" saiu de lá com a vontade de nem ter ido. Um jogo feio, tanto taticamente quanto fisicamente. As duas equipes ainda precisam melhorar muito para fugir do rebaixamento. O Fluminense, com esse jeito gaúcho do Mano Menezes, está sem brilho. E o Corinthians ainda busca algo, mas também não sabe por onde. Aliás, vale dizer como o clube paulista está tendo dinheiro para as contratações, pois, ao que tudo indica, sua dívida está aumentando mais e mais.

E nossa imprensa, o que dizer dela? Só agora estão aceitando que o futebol brasileiro está ficando medíocre! E venho falando há anos isso! Não se pode querer melhorar nosso nível contratando jogadores medianos dos países sul-americanos, achando que essa invasão portenha vai dar jeito no nosso futebol. Está, pelo contrário, acabando com ele. E isso fica nítido na Seleção, que não conquista nada e faz vexame nos campeonatos. Hoje, é muito melhor assistir jogos dos campeonatos europeus do que dos times brasileiros, pois o nível técnico está anos luz acima do nosso.

Antes das pérolas, dizer que é uma vergonha um país continental como o nosso ficar em 20º na classificação geral dos Jogos Olímpicos, com três medalhas de ouro apenas, atrás até da Nova Zelândia, um conjunto de ilhas do Pacífico, que conquistou cinco ouros. Enquanto o esporte não for valorizado, continuaremos achando que prata e bronze são ouro e que o verdadeiro ouro está intangível.

Pérolas da semana

1 - "Jogador tem boa leitura (visão) para dar vários passes (assistências), com consistência, virando a chave, amassando, espetando e agredindo (vou criar um ringue em campo) o adversário".

2 - "Times com três zagueiros ficou encorpado, desfilando pelo corredor (vou criar uma passarela em campo)."

3 - "Adversário vai deixar o outro ficar com a bola (não preciso nem entrar para jogar), passando pelo corredor, para encontrar a marcha (chame um mecânico)".

4 - "Marcação pelos lados, com time evitando a bola (para que entro em campo?), com muita intensidade ou leitura (visão) para liquidar o adversário na vertical".

5 - "Promovendo o erro do adversário, com ala espetado pelas beiradas (vou chamar o churrasqueiro)"

6 - "Você leu tudo o que o jogador feira na jogada"

*Ex-jogador de futebol. Fez parte da seleção do Tricampeonato Mundial no México em 1970. Atuou nos quatro grandes clubes do Rio (Flamengo, Botafogo, Vasco e Fluminense), Corinthians, Grêmio e Olympique de Marseille (França).