Por: POR RUDOLFO LAGO

CORREIO POLÍTICO | A direita ficará dividida em São Paulo?

Profusão de nomes à direita beneficia Boulos | Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Três pesquisas divulgadas esta semana no município de São Paulo apresentam resultados díspares sobre a corrida pela prefeitura. Talvez pelas diferenças de metodologia quanto ao tamanho de cada segmento pesquisado, algo que o cientista político Antônio Lavareda já abordou. Mas há um ponto em comum que une os levantamentos da Atlas/CNN, Paraná Pesquisas e Datafolha. A entrada na disputa de outros candidatos do campo conservador - Pablo Marçal (PRTB) e José Luiz Datena (PSDB) - complicou a vida do prefeito Ricardo Nunes (MDB). Com os dois em cena, cresceram os números de Guilherme Boulos (Psol). O que se questiona é: diante da evidência de prejuízo para Nunes, a direita terminará mesmo dividida?

 

Boulos

A Atlas/CNN foi a que captou maior vantagem para Boulos com a entrada na disputa de Marçal e Datena. No caso, sua vantagem sobre Ricardo Nunes fica ampla: 37.2% contra 20,5%. Marçal fica em terceiro, com 10,4%, à frente de Tabata Amaral (PSB), com 9,9%.

Empate

Já o Datafolha indica um empate entre Boulos e Nunes, com uma pequena vantagem dentro da margem de erro para o deputado do Psol: 24% A 23%. O Paraná destoa: mostra Nunes à frente (28,1% contra 24,2%), com Datena, no caso, à frente de Tabata.

Tabata não tira votos de Boulos, mas de Nunes

Outros conservadores tiram votos de Nunes | Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Dentro da equipe de campanha de Boulos, a presença na eleição de Tabata Amaral não parece ser um problema. Há quem avalie que ela não tira votos dele, mas também tira votos de Ricardo Nunes. Diante da profusão de candidaturas que vão do centro para a direita, as opções do eleitor conservador ficaram divididas. Há ainda na disputa outro nome desse campo, o deputado Kim Kataguiri (União Brasil). A manutenção desse quadro mantém Boulos vivo na disputa.O eventual risco para ele, porém, é que seus adversários também fazem a leitura da pesquisa. E, nessas horas, o campo da direita costuma ser mais pragmático.

Datena

Nos seus ensaios pela política, o apresentador Datena já passou por nada menos que 11 partidos diferentes até chegar ao PSDB. Há poucos dias, estava no PSB e dizia que iria apoiar Tabata. Datena desistiu de todas as disputas até agora. É prudente apostar fichas nele?

Marçal

Para além de ter colocado em risco a vida de 32 pessoas numa exedição à Serra da Mantiqueira, o influenciador digital Pablo Marçal sempre foi tido como alguém próximo do ex-presidente Jair Bolsonaro. Irá até o fim se perceber riscos aos planos da direita?

Crucial

O levantamento das últimas pesquisas nas capitais feito pelo Correio da Manhã mostra o quanto São Paulo vai ficando crucial. Para a esquerda, que perde na maioria, a vitória de Boulos seria uma redenção importante, conquistando a principal cidade do país.

2026

Para a direita, manter a capital paulista seria, diante do quadro de vantagem que hoje as pesquisas apontam na maior parte das capitais, ponto importante para pavimentar um retorno em 2026. Na Sampa da Garoa, está em jogo o futuro do Brasil inteiro.