Por:

CORREIO POLÍTICO | Governo anuncia feriados e pontos facultativos de 2025

Dia da Consciência Negra é um dos dez feriados de 2025 | Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) publicou, em edição do Diário Oficial da União (DOU) nesta segunda-feira (30), o cronograma de feriados nacionais e de pontos facultativos para 2025.

Em nota, o Ministério informou que as datas deverão ser cumpridas nos órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, sem comprometimento de atividades consideradas serviços essenciais.

A pasta ainda reforçou que feriados em comemoração à data magna de estados e os dias de início e término de ano de centenário de fundação de municípios, serão observados por repartições da administração pública federal direta, autárquica e fundacional nas respectivas localidades.

 

Feriados

1º de janeiro; 18/4 (Paixão de Cristo); 21/4 (Tiradentes); 1º de maio (Trabalho); 7/9 (Independência do Brasil); 12/10 (Nossa Senhora Aparecida); 2/11 (Finados); 15 de novembro (Proclamação da República); 20 de novembro (Dia Nacional da Consciência Negra) e 25 de dezembro (Natal).

Ponto Facultativo

Três e 4 de março - Carnaval; 5 de março - Quarta-Feira de Cinzas (até as 14h); 19 e 20 de junho - Corpus Christi; 28 de outubro - Dia do Servidor Público Federal, a ser comemorado dia 27; 24 de dezembro - véspera de Natal e 31 de dezembro - Véspera de ano novo, ambos após 13h.

Lula assina decreto que nomeia Galípolo para BC

Lula com Gabriel Galípolo, novo presidente do BC | Foto: Agência Gov.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, nesta segunda-feira (30), o termo de posse de Gabriel Galípolo como novo presidente do Banco Central (BC), de 2025 a 2028. Ele assume oficialmente o cargo nesta quarta-feira, (1º).

Galípolo assumirá o cargo de Roberto Campos Neto, indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. A assinatura do decreto, que ocorreu no Palácio da Alvorada, contou com a presença do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

A posse dará a Lula maioria dentro do BC, com indicação dos sete dos nove diretores. Hoje, são quatro indicados por Lula e cinco indicados por Bolsonaro.

Trajetória

Galípolo foi indicado pelo presidente e sabatinado no Senado em 8 de outubro. Ele foi secretário executivo do Ministério da Fazenda no início da gestão de Haddad. É mestre em economia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) e já foi presidente do Banco Fator (2017 a 2021).

Novos diretores

Outros três diretores também tiveram seus nomes confirmados: Nilton José Schneider (Diretoria de Política Monetária), Izabela Moreira Correa (Diretoria de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta) e Gilneu Astolfi Vivan (Diretoria de Regulação).

Perfis

Nilton David foi chefe de operações de Tesouraria do Banco Bradesco. Izabela Correa é doutora em governo pela London School of Economics and Political Science. Gilneu Vivan era responsável pelo Departamento da Regulação do Sistema Financeiro Nacional.

Expectativas

Galípolo assume o cargo como presidente do BC em meio a uma série de desafios acerca dos impactos da recuperação econômica do país. A expectativa é de que o novo comando do BC priorize medidas que dialoguem com a agenda de desenvolvimento defendida pela gestão Lula.