Por: POR RUDOLFO LAGO

CORREIO POLÍTICO | Problemas de comunicação têm quatro letras: L, U, L, A…

Santana conseguiu conter Lula na crise do Mensalão | Foto: Reprodução TV

Em entrevista esta semana ao jornal O Globo, o marqueteiro João Santana contou um pouco da estratégia que foi utilizada naquela que foi a segunda maior crise de popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que foi após o escândalo do Mensalão. Santana não trabalhou diretamente no governo, mas já atuava ali porque seria o coordenador da campanha à reeleição em 2006. A crise do Mensalão completou 20 anos. Por incrível que possa parecer, a popularidade Lula hoje é menor do que foi em 2005. E ainda que também possa parecer incrível, João Santana considera que a crise de agora é mais difícil de contornar do que foi a do Mensalão. Alguns dos caminhos apontados, porém, são os mesmos: é preciso conter Lula.

 

Teleprompter

Em 2005, a equipe de comunicação de Lula conseguiu convencê-lo a seguir o script. Segundo João Santana, o presidente chegou a aceitar ler seu discurso em um teleprompter num ato na comunidade de Brasília Teimosa, no Recife, para evitar imprevistos.

VDM

Segundo Santana, é possível, sim, dar conselhos desse tipo a Lula. Ele é capaz de ouvir, especialmente se constata, como no Mensalão, que vive um momento de crise. O problema é que naquela época havia em seu entorno gente com coragem para avisar o "VDM".

Governo constata que saída pode não estar nas redes

Governo aposta no rádio como ferramenta | Foto: Ricardo Stuckert / PR

Para além das opiniões de João Santana, algumas constatações estão sendo feitas pela equipe de comunicação de Lula com Sidônio Palmeira. E uma delas desfaz a ideia que havia há alguns anos de que as redes sociais são hoje o único caminho de comunicação possível. Ingenuamente, o governo foi se afastando dos meios tradicionais de comunicação, imaginando que bastava criar bons perfis nas redes e alimentá-los com conteúdos "sacados", engraçadinhos. Concluíram que não é exatamente porque hoje trabalha melhor as redes sociais que a direita as domina. As redes sociais são propriedades privadas. Nas mãos da nova direita no mundo.

Ferramentas

E se recusam a compartilhar quais são as ferramentas que usam para impulsionar ou não os conteúdos. Por mais bem feito que seja o post, ele poderá não atingir os objetivos. Porque há uma grande possibilidade de as redes sociais não permitirem que ele chegue.

Mídia

É verdade, a mídia tradicional também é privada. Mas trabalha dentro de regras já conhecidas. E, sobretudo, tem carência de informação. Precisa de informações do governo. E é, no final, a mídia tradicional que acaba alimentando a discussão nas redes sociais.

Rádio

Nesse sentido, a comunicação do governo especialmente redescobriu o rádio. De longe, é ainda o meio de comunicação mais utilizado pela população. Está em qualquer grotão do país. Em muitos lugares onde até hoje os computadores não entraram.

Informação

Preparar boletins, oferecer entrevistas, isso passou a ser uma das principais estratégias. E não é por outra razão também que Lula tem dado muitas entrevistas para rádio. Aposta-se nesse caminho. Mas, de novo, é preciso conter a língua de Lula. Ela tem que jogar a favor.