Por: Sérgio Cabral*

Os próximos 4 anos

Eleitores vão escolher prefeitos e vereadores | Foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE

Domingo que vem, dia 6 de outubro, eleitores de 5571 municípios irão às urnas escolher a gestora ou o gestor público da sua cidade nos próximos 4 anos. Sugiro que você reflita, daqui até domingo, sobre qual é o melhor destino para sua cidade.

Quantos habitantes têm a sua cidade? Como funciona o serviço de saúde pública? Há postos de saúde em quantidade e qualidade suficientes? Tem hospital municipal, como funciona? O conceito de "médico de família" existe no seu bairro ou região? Há UPA 24h municipalizada? Funciona? Tem medicamentos na dispensa? Há médicos e profissionais da saúde suficientes? Há exames por imagem disponíveis na rede de saúde da sua cidade? Há uma boa integração do sistema de saúde com os municípios vizinhos? O número de cirurgias pendentes é alto? Há ambulâncias em quantidade suficiente?

E a rede municipal de educação? Procure no "tio" Google a posição da sua cidade no ranking do IDEB, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Há carência de professores em salas de aula? A alimentação dos alunos é digna? Os professores e profissionais da educação são reconhecidos e valorizados pela gestão municipal? Quantas horas seus filhos passam na escola? E as condições da escola e das salas de aula? Tem laboratório, tem ginásio para prática esportiva? Há violência no ambiente escolar ou no seu entorno? Como a rede municipal da sua cidade trata o tema? Há integração com as forças de segurança da cidade?

As famílias atípicas são respeitadas e atendidas no sistema de saúde e de educação da sua cidade? PCDs estão integrados na vida social da comunidade? Há políticas públicas para a sua integração? E a mobilidade dos PCDs é garantida? Há rampas de acesso nas vias públicas? E nos prédios públicos? O município tem profissionais habilitados e qualificados para atender e integrar as famílias atípicas?

Qual a qualidade do transporte da sua cidade? Você demora quanto tempo entre a sua residência e o seu trabalho? Qual a frequência dos ônibus? Se sua cidade tem mais de 200 mil habitantes, a prefeitura investiu em transporte de massa e integração com outros modais? Qual o custo da passagem? Os abrigos para a espera da condução são dignos? Tem cobertura para o sol e a chuva? O transporte alternativo é organizado?

Guarda Municipal? Existe? Tem estrutura? É valorizada? Está integrada com as outras forças policiais? Está presente nas regiões de fluxo de pedestres? Há poder paralelo na sua comunidade ou bairro? Milícia, tráfico? Como a prefeitura encara o problema? As atividades de venda de produtos ilegais são combatidas? Construções ilegais são enfrentadas e destruídas? Cobranças indevidas a moradores e comerciantes são denunciadas? Há integração com os outros níveis de poder?

Qual a qualidade das ruas e as calçadas da cidade? Confortáveis para circular? Ou um festival de obstáculos? As vias são limpas com regularidade? Os bueiros e o escoamento das vias públicas dão conta em dia de chuvas mais fortes? Ou fica uma piscina de horrores? Qual o percentual de saneamento básico na sua cidade? O esgoto é tratado? Os rios da sua cidade estão preservados? Há dragagem? Há canalização e cuidado com a ocupação de suas margens? Florestas, bosques, parques, praças e jardins são cuidados e preservados? Há políticas ambientais de combate à poluição? Seja do ar, seja sonora?

Política habitacional? Existe? Integrada com as políticas habitacionais dos governos estadual e federal? Há busca pela legalização fundiária e concessão de propriedade aos mais pobres e necessitados? O ordenamento legal funciona para os empreendedores e inibe a atividade ilegal? Há iluminação pública de qualidade nas ruas, avenidas e praças da cidade? É fácil abrir e fechar um negócio legal na cidade?

Perguntas em série para depois não se arrepender por quatro anos. Se você tem critério para comprar um produto no supermercado, na loja de roupas, não vai ter na escolha da gestora ou gestor da sua cidade? Como você vai escolher o seu representante na Câmara de Vereadores? Pela boa postura na defesa de sua comunidade? Pela presença permanente entre os moradores? Pelas suas posições firmes em defesa dos interesses comuns? Pelas boas ideias e causas? Pela sua trajetória? A Câmara Municipal tem atribuições importantes e vitais como o destino do orçamento público e suas prioridades. Postura municipal e ordenamento urbano, uso do solo, etc. Sua cidade preserva patrimônio histórico, público e ambiental?

Por último e não menos importante, verifique o IDH da sua cidade, o Índice de Desenvolvimento Humano, critério que avalia renda, educação e a saúde da população da cidade. Ele dá a você a posição da sua cidade no ranking do estado e do país. Daí que, diante da tela e da tecla da máquina, na cabine de votação, sozinho, pense e decida: vale continuar ou mudar? Com quem? E aí vote conscientemente. Boa sorte.

*Jornalista. Instagram: @sergiocabral_filho