Por: Vinicius Lummertz*

Segundo turno: oportunidade para debater propostas

No último domingo, mais de 120 milhões de brasileiros foram às urnas de todo o país para as eleições de primeiro turno. Uma votação que ocorreu em clima de paz e civilidade. Agora, começa a campanha de segundo turno para a presidência da República e governadores de 12 estados.

Essa nova etapa da campanha eleitoral no Brasil é mais uma oportunidade para fortalecermos a nossa democracia e conhecermos melhor os projetos de todos os candidatos. O Brasil precisa debater com serenidade as ideias e projetos para avançarmos como um país melhor, com mais eficiência, produtividade, renda e melhores salários para todos.

O turismo, especificamente, merece mais atenção dos candidatos que avançaram para o segundo turno. Como fonte de geração de emprego e renda, o setor já é responsável por cerca de 7% do PIB e dos empregos no Brasil, com uma geração de receita de R$ 560 bilhões no país no ano passado - ainda sob os efeitos da pandemia.

Segundo projeção do Conselho Mundial de Turismo e Viagens (WTTC, na sigla em inglês), um a cada três empregos gerados na próxima década estará ligado ao turismo de forma direta, indireta ou induzida. Além da geração de emprego, o turismo é uma enorme plataforma para as micro e pequenas empresas, promovendo o empreendedorismo pela expressão cultural, natural e da diversidade brasileira.

Mesmo com todo esse potencial econômico e social, o setor ficou longe do debate político no primeiro turno. Agora, com mais espaço para a discussão de projetos, vamos defender que o turismo tenha mais presença na campanha eleitoral.

O Brasil tem um enorme potencial turístico em todas as regiões, das praias do Nordeste, as belezas do Rio de Janeiro e de Santa Catarina, o turismo cultural e corporativo de São Paulo, os encantos de Gramado, do pantanal e da Amazônia. Os atrativos são muitos e diversos para atrair turistas de todo o mundo.

Para que o turismo cresça para valer, precisamos lutar para colocar o setor no centro da agenda política e econômica. Como sempre digo e repito, é preciso dar ao turismo a mesma importância do agronegócio. O agro avançou com a internacionalização da cadeia de produção, conhecimento e tecnologia. O turismo tem de percorrer o mesmo caminho.

Além de impulsionar diretamente a economia do país, o turismo tem enorme potencial para melhorar a imagem do Brasil no exterior, ajudando a atrair investimentos também para outros setores. O primeiro passo para isso é aumentar os recursos para campanhas de promoção, algo que foi abandonado nos últimos anos.

A tensão dos últimos meses por conta das eleições também não ajudou na imagem do Brasil lá fora. Ter um segundo mais propositivo, com discussão de ideias que tragam resultado para o país, é uma oportunidade para reverter essa situação. São quatro semanas para definir o futuro dos próximos quatro anos. Não podemos desperdiçar essa oportunidade.

*Secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo

 

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