Por: Vinicius Lummertz*

As boas notícias do turismo na geração de emprego

Com uma taxa de desemprego no Brasil próximo a 10%, é preciso ter um olhar focado nos setores que são os grandes potenciais de geração de emprego e renda para a população. Nesse sentido, o turismo é uma das áreas que requer ainda mais atenção. Além da quantidade de vagas formais, o setor pode atrair especialmente jovens em busca de um primeiro emprego. O turismo é, sem dúvida, um excelente caminho para superar a crise.

No Estado de São Paulo, vamos ter um recorde em 2022 na geração de empregos do setor. Nossas projeções apontam que vamos fechar o ano com mais de 85 mil vagas formais criadas. Apesar dos danos sofridos com a pandemia, já recuperamos todos os empregos perdidos naquele período e vamos fechar nossa gestão com um saldo positivo de empregos.

Desenvolvemos diversos projetos à frente da Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo e ver esses números positivos de emprego é, sem dúvida, uma das maiores satisfações e sensação de dever cumprido. É a certeza que deixamos um legado positivo na vida das pessoas. Por isso, tenho prazer em trabalhar incansavelmente para colocar o turismo no centro da agenda econômica e social.

É exatamente para atrair cada vez mais jovens a ingressar no mercado de trabalho no setor de turismo, que criamos vários projetos educacionais na Secretaria de Turismo e Viagens. No ano passado, lançamos, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado, as Eletivas de Turismo do Programa Inova Educação para os alunos da rede pública estadual. Desde então, já foram mais de 180 mil alunos matriculados. O sucesso logo nos primeiros meses mostra como o turismo atrai o interesse dos jovens.

A educação profissional deve ser cada vez mais dual, se desenvolvendo na realidade das empresas e da operação - e o turismo no Brasil precisa também avançar, com mais flexibilidade na educação e formação, para poder proporcionar as oportunidades que projetamos. Temos uma Plataforma de EAD, com cursos, e parcerias com sindicatos como o SINTHORESP e a União Geral de Trabalhadores para alinhar demandas e capacitação. Também temos bolsas de mestrado e doutorado que estão em curso.

Como já escrevi neste espaço "onde há turismo, não existe desemprego". O mundo inteiro já aprendeu isso. Há uma corrida mundial pelos empregos do turismo, e nós temos esse potencial excepcional.

Além de criar um ambiente de negócios que permita o desenvolvimento sustentável do setor, programas de formação profissional, temos também de criar condições para conectar as pessoas que querem trabalhar às empresas que necessitam de novos funcionários. É por isso que nos juntamos à União Geral de Trabalhadores para criar o Fórum Permanente de Empregabilidade em Turismo e Eventos, que será lançado na próxima semana. Atualmente, o turismo é o terceiro setor em geração de emprego no Estado, atrás apenas da indústria e construção civil. Com essas ações, o Turismo pode liderar em breve a geração de empregos em todo o país.

*Secretário de Turismo

e Viagens do Estado

de São Paulo

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.