Por: Luana Motta

Dom Joel Portella Amado é o novo bispo de Petrópolis

Dom Joel Portella Amado é o sexto bispo da Diocese de Petrópolis | Foto: Thiago Alvarez

"Vocês agora são minha casa, minha família", foi assim que Dom Joel Portella Amado, novo bispo Diocesano de Petrópolis, iniciou sua homilia na missa de posse que aconteceu no sábado, dia 09, na Catedral São Pedro de Alcântara. Com a igreja lotada com todo o clero da diocese, autoridades e muitos fiéis de Petrópolis e de sua cidade natal, o Rio de Janeiro, Dom Joel agradeceu a recepção e demonstrou empolgação com a nova missão para a qual foi nomeado pelo Papa Francisco em janeiro deste ano.

Dom Joel é o sexto bispo de Petrópolis, assume no lugar de Dom Gregório Paixão, que após doze anos na cidade, foi nomeado pelo Papa Francisco arcebispo da Arquidiocese de Fortaleza, em dezembro do ano passado. Nesses últimos dois meses, quem ficou à frente da Diocese foi Monsenhor José Maria, administrador diocesano.

Inspirado na Campanha da Fraternidade (CF) de 2024, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) - que tem como lema "Vós sois todos irmãos e irmãs", trecho retirado do livro bíblico de Mateus - Dom Joel disse que a mensagem que se reforça nessa sua nova missão é a união de irmãos e irmãs na igreja e sociedade. Frente às autoridades políticas presentes na cerimônia - o prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo, vice-prefeito Paulo Mustrangi e secretariado, e o governador do Rio, Cláudio Castro, o secretário de Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi - pediu que a igreja seja vista como um lugar de promoção e oração pela paz, e pediu ajuda para a construção da paz em prol do bem comum.

Na celebração participaram o cardeal Orani Tempesta, arcebispo da Arquidiocese Metropolitana do Rio de Janeiro, e Dom José Francisco Rezende Dias, arcebispo de Niterói, os bispos auxiliares da cidade Rio de Janeiro, e municípios e de vários estados, como Minas Gerais, Ceará, Tocantins e São Paulo. A popularidade do novo bispo diocesano se dá à extensa trajetória de trabalho na Igreja Católica no Rio e no Brasil, antes de sua nomeação para Petrópolis, em 2023, foi eleito presidente da Comissão Episcopal da CNBB para Doutrina da Fé e bispo sinodal.

"A minha palavra para Dom Joel é de gratidão. De nossa parte, agradecendo ao seu precioso trabalho na CNBB e na Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro queremos desejar-lhe as melhores bênçãos para assumir, com tenacidade e ardor missionário, a missão de pastorear o Povo de Deus de Petrópolis que lhe confia o Papa Francisco", disse Cardeal Orani, no anúncio da nomeação.

Trajetória

Dom Joel Portella Amado nasceu na cidade do Rio de Janeiro, foi ordenado presbítero em 12 de outubro de 1982, também no Rio, e como padre desempenhou diversas funções, nas paróquias da arquidiocese da capital. Ele é ainda membro da Academia Luso-Brasileira de Letras; Professor no Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese do Rio de Janeiro e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e membro da Comissão Organizadora da elaboração das Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil da CNBB.

Em 7 de dezembro de 2016 foi designado como bispo auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, pelo Papa Francisco. Durante a 57ª Assembleia Geral da CNBB, realizada em maio de 2019 em Aparecida (SP), Dom Joel Portella foi eleito Secretário Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, cargo que exerceu por quatro anos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.