Por: Leandra Lima - PETR

Série A2 do Campeonato Carioca inicia neste fim de semana

Apresentação dos uniformes do Petrópolis FC teve destaque para uma camisa especial | Foto: Divulgação

Por Gabriel Rattes

A primeira fase do Campeonato Carioca Série A2 de futebol começa neste fim de semana. Ao todo, 12 clubes estarão brigando pela vaga na elite do Estado do Rio de Janeiro. Dentre esses, dois representarão a cidade de Petrópolis na competição, o Serrano Footbal Club e o Petrópolis Futebol Clube. A classificação poderá marcar a retomada do Azulão da Serra na Série A após 25 anos e a estreia do recém Petrópolis FC, já que até o ano passado estava nomeado como Gonçalense/Petrópolis FC. Já neste sábado (18), o Serrano enfrenta o Artsul, no Estádio Atílio Marotti, e o Petrópolis FC enfrenta o América-RJ, no Estádio Giulite Coutinho.

Como de praxe, a competição será dividida em duas etapas. A primeira, com nome de Taça Santos Dumont, é a fase que define os quatro clubes que irão avançar para o mata-mata e as duas equipes rebaixadas para a Série B1 do Carioca. Os quatros primeiros da tabela avançarão para a próxima fase, as semifinais. O primeiro colocado irá enfrentar o quarto, e o segundo enfrenta o terceiro. Então, dos dois clubes que avançarem para a final, somente o campeão será classificado para a primeira divisão em 2025.

Serrano Football Club

A última vez que o Serrano Football Club conseguiu alcançar a elite do Carioca foi em 1999, quando foi campeão da Série A2. No ano passado, garantiu o acesso para a segunda divisão em um campeonato emocionante e vem com grandes expectativas para quebrar o tabu de 24 anos. Em 2023, o Serrano conseguiu assegurar a segunda colocação na primeira fase da B1 (Taça Corcovado), ficando atrás somente do time que viria a ser campeão, o Duque de Caxias. Já na segunda fase, conseguiu o acesso para a Série A2 em uma disputa emocionante contra o Barra da Tijuca na semifinal. Após o jogo de ida terminar em 0x0, o clube de Petrópolis dependia apenas de um empate no jogo de volta, no Estádio Atílio Marotti.

Com um primeiro tempo marcado por muitas confusões, o time da serra viu o Barra da Tijuca abrir o placar aos 41 minutos. Já no segundo tempo da partida, que estava quente, aos 31 minutos, veio o empate que garantiu o acesso para a equipe Serranista. Na final da competição, o clube de Petrópolis empatou a primeira partida contra o Duque de Caxias e perdeu por 1x0, no segundo jogo.

Já para o ano de 2024, o diretor de futebol do Serrano FC, Octavio Vasconcelos, afirma que as principais metas são conquistar o título do Estadual e alcançar a final da Copa Rio. "Montamos um elenco de muita qualidade. Mantivemos a base do ano passado, trouxemos jogadores talentosos, experientes e também estamos contando com os nossos jovens talentos da base. Temos uma grande confiança no trabalho realizado pela nossa comissão técnica e estamos extremamente confiantes em alcançar os nossos objetivos", enfatizou.

Gustavo Afonso é torcedor do Serrano desde 2017, quando ainda tinha 16 anos de idade, e sonha em ver o clube na elite. "A classificação no ano passado foi uma sensação de alívio e de muita alegria. O time hoje representa pra mim praticamente tudo. Eu tenho amigos lá que são minha família azul. Eu comecei cedo lá, com 16 anos, então, ajudou a formar meu caráter e tudo mais. O Serrano pra mim representa muita coisa", disse.

"A expectativa sempre é a melhor. A gente sabe das dificuldades que o clube tem, sabe que a competição é muito difícil, tem times fortes, tradicionais, mas a gente sabe do potencial do Serrano. Acredito muito no acesso, confio na camisa, confio na nossa torcida que faz a diferença e é isso que importa", completou.

Petrópolis FC

Para o clube recém nomeado será um marco histórico. Fundado como Tanguá Esporte e Cultura em 13 de junho de 2006, posteriormente sendo chamado de Gonçalense Futebol Clube, neste ano de 2024, o clube recebeu o nome de Petrópolis Futebol Clube. O nome vem de uma parceria, firmada em 2022, com um time de Fut7 da cidade de mesmo nome.

Em 2023, a classificação para a elite da competição bateu na trave. Após uma campanha excepcional e o título da primeira fase da competição, o Gonçalense/Petrópolis FC conseguiu alcançar as semifinais da A2. O adversário foi o Olária que venceu os dois confrontos por 1x0, eliminando as chances do time de Petrópolis.

Em entrevista ao Correio, o presidente do clube, Alan Pascoal, afirma estar com as melhores expectativas possíveis para o ano de 2024. "A gente está bastante focado no objetivo. Conseguimos montar um elenco muito forte para essa temporada. Com certeza, a competição vai ser bastante disputada, até maior do que a do ano passado. Mas estamos preparados", disse. "Fizemos uma excelente pré-temporada e vamos com certeza brigar pela competição, assim como ano passado. Em 2023, a gente conseguiu o título do primeiro turno, mas batemos na trave. Esse ano, com certeza, a gente vai novamente estar em busca desse tão sonhado acesso", completou Alan.

O presidente explica que os principais objetivos a serem alcançados pelo clube é primeiramente o acesso para elite do Carioca, mas a longo prazo alcançar um campeonato de âmbito nacional. "Nosso objetivo, com certeza, é colocar a nossa cidade no mapa esportivo nacional. Estamos determinados a fazer história e mostrar o Petrópolis para todo o povo brasileiro. Vamos buscar esse tão sonhado acesso e os objetivos em prol do trabalho que a gente está fazendo", finalizou.

Apresentação do uniforme

Na noite desta quarta-feira (15), o Petrópolis FC lançou oficialmente o uniforme da temporada 2024, com destaque para uma camisa especial em homenagem às vítimas da tragédia de 15 de fevereiro de 2022. O evento foi realizado no Centro de Cultura Raul de Leoni e contou com representantes da mídia local. O uniforme número 1 mantém o tradicional amarelo do clube. Já o uniforme número 2 é preto, com um laço de luto em homenagem às vítimas da tragédia de 2022. Os uniformes de goleiro vêm nas cores cinza e vermelho, enquanto o uniforme de passeio é cinza.

"Este uniforme número 2 é mais do que uma peça de roupa, é um tributo à memória daqueles que perderam suas vidas em uma tragédia que marcou nossa cidade. Esperamos que esta temporada seja marcada não só pelo nosso desempenho em campo, mas também pelo respeito e solidariedade. Agradecemos a todos os presentes e contamos com o apoio de nossa torcida durante toda a temporada", enfatizou Alan.

Quanto aos uniformes do Serrano Footbal Club, ainda não há previsão de lançamento.