Petrópolis foi considerada elegível no chamamento público do Ministério da Saúde para adesão e renovação ao Programa Mais Médicos. No Estado do Rio de Janeiro, foram abertas 93 vagas com o objetivo de renovar as oportunidades no projeto, incluindo 66 novas vagas destinadas a populações quilombolas, rurais, em reservas extrativistas e ribeirinhas, para garantir acesso à saúde em regiões de difícil provimento de profissionais.
Das vagas disponíveis para o 38º ciclo do Projeto Mais Médicos para o Brasil, apenas uma foi destinada a Petrópolis, com financiamento de coparticipação por um período de 48 meses.
A Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS/MS) autorizou essa vaga, permitindo maior agilidade na reposição do profissional ao descontar o valor da bolsa-formação (R$12.386,50) do Piso de Atenção Primária do município. Os custos de moradia e alimentação do médico continuarão a cargo do município.
A seleção das vagas considerou critérios como vulnerabilidade social, dependência do Sistema Único de Saúde (SUS) para acesso à saúde e a dificuldade de provimento de profissionais. Petrópolis foi avaliada como de baixa vulnerabilidade.
O novo edital, divulgado na última quarta-feira (15), ressalta a importância da iniciativa em atender às necessidades emergentes da população, especialmente com a saída de médicos para residências médicas. Segundo Felipe Proenço, secretário de Atenção Primária à Saúde,
"Este é um edital importante para a confirmação da disponibilidade de vagas por parte dos municípios que já fazem parte do programa. É um passo fundamental para que possamos depois dar sequência no chamamento de médicos e, com isso, efetivar vagas que tiveram eventuais saídas, mas principalmente manter esse quantitativo de 28 mil profissionais dentro do programa Mais Médicos."
Gestão Municipal
De acordo com o edital, a Gestão Municipal deve aderir ou renovar o Termo de Adesão e Compromisso através do Sistema de Informação e Gestão da Atenção Básica - e-Gestor AB, acessível em https://egestorab.saude.gov.br/ dentro do período indicado no cronograma. O processo visa garantir a continuidade e a eficácia do Programa Mais Médicos, assegurando que a população de Petrópolis continue recebendo atendimento de qualidade.