Por: Gabriel Rattes

Atleta petropolitano representará seleção brasileira no Mundial de skyrunning

Momento em que Bruno Bulle quebra o recorde do Pico da Bandeira, em Minas Gerais | Foto: Andre Felix | Ramon Ricardo

O petropolitano de 21 anos, Bruno Bulle Costa Esteves, foi convocado pela seleção brasileira de skyrunning para a disputa do Mundial na cidade de Bar, em Montenegro. A competição, que será realizada em junho deste ano, reunirá os melhores jovens do mundo na modalidade. O atleta atualmente ocupa a 620ª posição do ranking geral, e acredita que a disputa de um campeonato de nível mundial será um marco na carreira.

"Creio que será algo para acrescentar em minha experiência profissional e, também, uma forma que tenho de agregar ao crescimento do esporte no país. Sinto como se estivesse fazendo bem meu 'dever de casa', e que estou abrindo portas para o futuro no esporte", disse.

Em entrevista ao Correio Petropolitano, Bruno conta que a paixão pelo esporte foi fruto do incentivo do pai, Alexandre Esteves. "Meu pai sempre me apresentou a diferentes tipos de esportes e os que mais gostei, sempre foram os esportes ligados a natureza e práticas mais radicais. Comecei a praticar o skyrunning com seriedade aos 20 anos de idade, porém venho praticando essa modalidade esporadicamente ao longo da minha vida inteira", explica.

Em apenas um ano, Bruno já conseguiu uma tão almejada vaga na seleção brasileira, considerada por muitos, o auge da carreira de um esportista. "É muito gratificante como pai, ver o caminho que ele está percorrendo. Desde muito pequeno procurei apresentar todos os tipos de esporte ao Bruno, deixando ele mesmo escolher qual praticar. Ver ele em tão pouco tempo alcançar a seleção brasileira mostra que o trabalho de base foi muito bem feito e que o que tem pela frente será muito desafiador e dependerá muito do foco e disciplina", conta o pai.

Como todo esporte de alto rendimento, há obstáculos a serem superados. Alexandre ainda enfatiza que a falta de apoiadores e patrocinadores é o mais complicado. Quando se trata de um esporte como o skyrunning, que ainda não é tão popular, torna tudo ainda mais difícil.

"A despesa é alta, pois os equipamentos se deterioram rapidamente, e para participar das provas o custo é bem elevado. Nós, como família, temos apoiado bastante o Bruno. Quanto ao incentivo, procuro sempre estar por perto e acompanhá-lo em todas as provas. Mas o principal fator é que ele mesmo se motiva a cada dia que acorda, pois ama o que faz", enfatizou.

Conquistas

Bruno Bulle é campeão brasileiro sub 23 de skyrunning, campeão mineiro do VK Open e recordista do Pico da Bandeira (MG), com um tempo de 56 minutos e 52 segundos. Para alcançar tais metas, Bruno possui uma rotina intensa de treinos. "No momento estou me preparando para realizar meu último bloco de treino para a competição que terá duração até a semana que antecede o mundial, durante a próxima semana o volume de treino começa a aumentar e ficar cada vez mais específico, serão semanas bem árduas e estou disposto a enfrentá-las", enfatizou Bulle.

Quanto a dieta, o atleta procura se alimentar de maneira saudável, mantendo o foco no Mundial. "Estou seguindo o mesmo pensamento de sempre, me alimentando de maneira correta e sem mudar muito o que tenho feito nas últimas corridas", disse.

Além do título, Bruno pretende alcançar outras metas no esporte. Uma delas é passar todo seu conhecimento e paixão pela natureza a outras pessoas. "Gostaria muito de poder apresentar essas modalidades para mais pessoas, mostrando como elas têm o poder de mudar vidas e reforçar a nossa conexão com a natureza e o mundo em que vivemos", enfatizou.

Macaque in the trees
Por influência do pai, atleta mantém uma relação com a natureza desde pequeno | Foto: Divulgação/Redes Sociais