Por: Gabriel Rattes

Seleção Brasileira Sub-20 é convocada para treinamento na Granja Comary

Granja Comary é o Centro de Treinamento da CBF | Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O técnico da Seleção Brasileira Sub-20, Ramon Menezes, anunciou nesta sexta-feira (17) a convocação de 23 jogadores para um período de treinamento na Granja Comary, em Teresópolis. Os atletas se apresentarão no dia 3 de junho e permanecerão concentrados até o dia 11. Esses treinamentos são parte da preparação para o Campeonato Sul-Americano Sub-20, que ocorrerá em janeiro de 2025, no Peru. O torneio classifica quatro equipes para a Copa do Mundo Sub-20 no Chile.

Os convocados são:

Goleiros: Felipe Longo (Corinthians), Otávio (Cruzeiro), Robert Assunção (Atlético-MG); Laterais: JP Chermont (Santos), Leonardo Derik (Athletico-PR), Pedro Lima (Sport), Souza (Santos); Zagueiros: Iago (Flamengo), Jair (Santos), Kayky (Fluminense), Vitor Reis (Palmeiras); Meio-campistas: Bidon (Corinthians), João Costa (Roma - ITA), João Pedro (Vasco), Lorran (Flamengo), Luis Guilherme (Palmeiras), Rayan Lucas (Flamengo); Atacantes: Alisson Santana (Atlético-MG), Deivid Washington (Chelsea - ING), Estevão (Palmeiras), Pedrinho (Zenit - RUS), Robert (Cruzeiro), Wesley (Corinthians).

Eliminação no Pré-Olímpico

Essa é a primeira convocação de Ramon Menezes desde a eliminação da Seleção Sub-23 no Pré-Olímpico, ocorrido em fevereiro deste ano. Embora o Brasil tenha liderado o grupo A na primeira fase, a equipe foi derrotada pelo Paraguai (1x0) e pela Argentina (1x0) no Quadrangular Final, falhando em assegurar uma das duas vagas para os Jogos Olímpicos de Paris. Com apenas uma vitória em cima da Venezuela, a seleção terminou em terceiro lugar com três pontos. Paraguai terminou em primeiro com 7 pontos e Argentina, com 5 pontos, em segundo. Venezuela fechou a tabela em quarto lugar com apenas um ponto.

No clássico contra a Argentina, que definiu a classificação para as Olímpiadas, o atacante Gondou fez o gol da vitória argentina aos 32 minutos do segundo tempo. A partida foi equilibrada no primeiro tempo, com o Brasil apresentando uma boa defesa. Os argentinos não conseguiram criar grandes chances de perigo para o gol de Mycael. No final, cada time chutou apenas três vezes.

Já no segundo tempo, o Brasil voltou com o mesmo esquema tático sem dar espaço para os adversários. Aos 10 minutos do segundo tempo, Ramon Menezes mexeu no time, colocou o petropolitano Gabriel Pec e o artilheiro do Fluminense, John Kennedy, na equipe. A mudança deixou o Brasil mais ofensivo. Em menos de dez minutos, os dois criaram duas boas oportunidades para abrir o placar.

Aos 27 minutos, o técnico brasileiro fez mais duas mudanças. Marquinhos e Bruno Gomes entraram, respectivamente, na vaga de Endrick e Gabriel Pirani. Em seguida, a Argentina fez o gol da vitória, aos 32 minutos, com o atacante Gondou, que aproveitou o cruzamento de Barco. Com o time em desvantagem no placar, Ramon fez a última alteração. Rikelme deixou o campo para a entrada de Giovane. O Brasil tentou empatar, mas não conseguiu.