Por: Leandra Lima

Reta final da campanha de vacinação contra influenza

Pessoas conseguem acesso aos serviços até 31 de maio | Foto: Divulgação/Ascom PMP

 A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que começou mais cedo este ano, no dia 25 de março, está na fase de encerramento. Em Petrópolis, o prazo final para quem ainda não se vacinou é até a sexta-feira, 31 de maio. No município ainda existe um grande número de não imunizados, com isso, a Prefeitura informou que está intensificando os esforços para aumentar a cobertura vacinal na cidade, que atualmente é de 39,31% para o grupo prioritário. A recomendação do Ministério da Saúde (MS) é que se imunize ao menos 90% dos prioritários.

Na região, há aproximadamente cerca de 130 mil pessoas dentro do público-alvo, em um mês de campanha, apenas 25,45% deles foram vacinados, o que representa 25.989 pessoas. Atualmente, com a abrangência aos demais públicos, desde o dia 2 de maio, 52.166 doses da vacina foram aplicadas no município.

Em relação à adesão da comunidade, a chefe da Divisão de Imunização da Secretaria de Saúde, Thayene Varella, fala que é essencial a participação de todos. "É fundamental que as pessoas aproveitem esta última semana para se vacinar. A imunização contra a gripe é especialmente importante para prevenir complicações graves que podem levar à hospitalização", disse.

Segundo o Ministério, a influenza continua sendo um dos maiores desafios de saúde pública do mundo. A cada ano, estima-se que haja um bilhão de casos, dos quais de três a cinco milhões são casos graves, resultando em 290 mil a 650 mil mortes por doenças respiratórias relacionadas à doença.

Por conta do cenário descrito, a Organização Mundial de Saúde recomenda a vacinação anual contra a gripe como a maneira mais eficaz de preveni-la. Neste ano, conforme o MS a composição da vacina é destinada a proteger contra a Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B.

Em Petrópolis, a vacina contra a gripe está disponível em 15 salas de imunização e em mais 26 unidades de saúde, ou seja, há no total 41 equipamentos, incluindo Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Programas de Saúde da Família (PSFs), ofertando o serviço. O indivíduo com mais de seis meses de idade pode obter o imunizante em qualquer unidade. É necessário levar a carteira de vacinação e um documento com foto, para adquirir a dose.

O secretário de Saúde, Ricardo Patuléa, destacou que as ações realizadas para aumentar a cobertura vacinal estão sendo feitas nos terminais rodoviários do centro, Itaipava, Bingen e Itamarati, além de shoppings e outros órgãos municipais.