Por: Por Luana Motta

Petrópolis vai ganhar Centro Municipal de Linguagem

Programa visa democratizar o acesso os línguas | Foto: Divulgação Ascom/Câmara Municipal

A Lei 8.776 de 17 de maio de 2024 proposta pelo vereador Júnior Coruja, instituiu a criação do Centro Municipal de Linguagem(CML), um espaço dedicado ao ensino acessível e de qualidade de idiomas para os alunos matriculados nas escolas municipais. O programa  visa oferecer oportunidades de aprendizado de idiomas, incluindo inglês, espanhol, francês, alemão e outros, de acordo com a demanda e os recursos disponíveis. As aulas serão gratuitas e prioritariamente destinadas aos alunos do ensino fundamental e médio, com capacidade de atendimento definida pelo centro.

O CML contará com uma equipe de profissionais especializados, encarregados do planejamento, execução das aulas e avaliação do progresso dos alunos. A estrutura física e os recursos necessários serão providenciados pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com outras instituições, visando otimizar os recursos disponíveis.

Além disso, a Prefeitura poderá estabelecer convênios e parcerias com instituições de ensino e entidades governamentais ou não governamentais, promovendo o compartilhamento de recursos e ampliando as oportunidades de aprendizado para os estudantes.

“A criação do Centro Municipal de Linguagem é uma resposta à necessidade de proporcionar aos estudantes da rede municipal de ensino a oportunidade de aprenderem idiomas de forma gratuita. Aprender línguas estrangeiras é essencial para sua formação integral, ampliando suas perspectivas de futuro e promovendo a interculturalidade”, declara Júnior Coruja.

O Centro Municipal de Linguagem não apenas oferecerá programas de ensino de idiomas, mas também atividades extracurriculares, como conversação, intercâmbios culturais e palestras, enriquecendo ainda mais a experiência de aprendizado.