Por Leandra Lima
A Secretaria Municipal dos Direitos e Políticas para as Mulheres (SecMulher) de Petrópolis, está promovendo uma pesquisa para conhecer melhor os interesses das petropolitanas. A ação criou um formulário dentro do site oficial da Prefeitura intitulado "O Que Elas Querem", com o intuito de identificar os interesses das mulheres em cursos de capacitação profissional.
O projeto visa compactuar para o fortalecimento, desenvolvimento e a evolução profissional de cada cidadã. No formulário, há uma lista com 44 opções de cursos diversificados, onde a mulher pode escolher os que lhe despertam mais atenção. Nessa primeira fase atual da campanha, serão analisadas as respostas para que seja possível atuar em cima das demandas.
O ato é uma forma de empoderar e garantir a todas as mulheres, principalmente as que vivem em situação de vulnerabilidade e violência, uma oportunidade de se enxergarem em outras realidades, podendo se profissionalizar em um curso e consequentemente se tornarem independentes financeiramente.
Sec Mulher
A Sec Mulher foi recentemente implantada no município, o órgão visa fortalecer e ampliar as políticas públicas voltadas para esse público. Apesar de existirem outros equipamentos com o mesmo propósito, como o Centro de Referência em Atendimento À Mulher (Cram), o Ônibus Lilás entre outros, a Secretaria abrange outros aspectos que possibilitam a criação de pastas importantes para a segurança e dignidade feminina.
Atualmente quem está à frente da Sec, é a advogada Thais Justen Gomes. A secretária, já recebeu o certificado de reconhecimento no exercício da profissão no que tange aos Direitos da Mulher, conferido pela OAB/Petrópolis, em 2016. No dia da posse, Thais reforçou que a Secretaria da Mulher é um importante instrumento para implementar as políticas públicas.