Prefeitura entrega USF com oito meses de atraso
Obras de adequação do prédio iniciaram em abril de 2023
Por Leandra Lima
A prefeitura de Petrópolis inaugurou no último fim de semana, a nova Unidade de Saúde da Família (USF) do Sargento Boening. Antes a unidade funcionava em outra área do bairro, porém, após o prédio original ser atingido por barreiras durante a tragédia socioambiental de 2022, o órgão municipal alugou um imóvel para fixar o equipamento, dentro da região.
Na nova locação, as obras de reforma e adequação que custaram cerca de R$ 572.114,50, para atender as necessidades estruturais da USF, iniciaram em abril de 2023. O prazo de conclusão era de 145 dias, ou seja, a unidade deveria estar em pleno funcionamento desde de setembro do mesmo ano, mas só foram entregues agora, com 8 meses de atraso.
Em abril, a equipe de reportagem foi ao local, e conversou com parte da população sobre a demora do andamento das obras, após os mesmos informaram que os atendimentos estavam sendo realizados em um local improvisado na sede da Igreja Católica Sagrada Família. Na época, as fontes relataram ainda que tinham dúvidas em relação ao atraso, já que a estrutura do prédio estava montada, e as necessidades eram apenas adequar o espaço e não reconstruí-lo. O valor gasto nas revitalizações em um local alugado e não adquirido fixamente pelo o órgão municipal, também se tornou alvo de questionamentos. No mesmo período a prefeitura informou que as obras estavam em fase de finalização.
Na entrega do produto final, o governo municipal anunciou que a USF vai contar com médicos, agentes comunitários de saúde, dentista e equipe multiprofissional com atendimentos de fisioterapia, assistência social, nutricionista, farmácia e psicologia. Além disso, o espaço possui salas de atendimento médico e odontológico, recepção, banheiros e área comum para os profissionais, como copa e cozinha.
Questionada, a Prefeitura Municipal não esclareceu os apontamentos da reportagem, até o final desta edição.