Projeto Amamenta Petrópolis em publicação nacional
O programa tem como objetivo garantir o direito à amamentação e à utilização do leite materno dentro das unidades escolares
O projeto Amamenta Petrópolis, reconhecido por promover a amamentação nos Centros de Educação Infantil (CEIs) da cidade, recebeu representantes da curadoria da Fiocruz. O encontro foi organizado em três etapas e contou com a presença de membros das Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social. Durante a visita, foram apresentados os detalhes da premiação pela Mostra SUS Ideia SUS FIOCRUZ, realizada uma visita técnica ao CEI Boa Vista e à ESF do Boa Vista, e finalizado com uma oficina sobre as potencialidades e desafios do programa.
O secretário de Saúde, Ricardo Patuléa, enfatizou o impacto positivo do projeto no município. "A amamentação é fundamental para o desenvolvimento infantil, e iniciativas como essa fortalecem a saúde pública em nossa cidade. A presença da Fiocruz aqui hoje é uma validação do trabalho dedicado de todos os envolvidos", declarou Patuléa.
A importância do reconhecimento do programa foi destacada pelo prefeito Rubens Bomtempo. "O Amamenta Petrópolis é um programa que reflete nosso compromisso com a saúde e o desenvolvimento das nossas crianças. Receber a curadoria da Fiocruz é um marco que nos motiva a continuar expandindo essa iniciativa", afirmou o prefeito.
Patrícia Alexandre Santos, enfermeira e idealizadora do Amamenta Petrópolis, compartilhou sua visão sobre os próximos passos do programa. "A oficina foi essencial para discutirmos como podemos superar desafios e ampliar nossa estratégia para outros CEIs. Estamos animados com a inclusão da nossa prática no livro da MOSTRA SUS Ideia SUS, que será divulgado no próximo congresso nacional CONASEMS", disse Patrícia.
Projeto Amamenta Petrópolis
Criado em 2021 por iniciativa do ex-prefeito interino, Hingo Hammes, o projeto Amamenta Petrópolis tem como objetivo garantir o direito à amamentação e o incentivo à utilização do leite materno dentro das unidades escolares.
Em abril de 2023, o projeto foi selecionado em terceiro lugar, entre os 12 projetos apresentados por outros municípios do Estado, na 3ª Mostra Estadual de Práticas de Saúde Cosems-RJ /IdeiaSUS – Fiocruz.
Atualmente, o programa está ativo em sete CEIs, incluindo Therezinha de Jesus Lima, Jorge Rolando da Silva, Ana Nardi, Boa Vista, Casa da Solidariedade Nossa Senhora Aparecida, Adriana Constâncio Trindade e São João Batista.
A iniciativa conta com a capacitação de todos os profissionais da educação pertencentes às unidades de ensino que aderiram ao projeto, desde o encarregado por abrir o portão da escola até o diretor da unidade escolar, por meio de oficinas de ordenha, armazenamento e oferta segura de acordo com as normas da ANVISA.