Empresários debatem ações práticas em segurança pública
O Instituto de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro (ISP-RJ) que acompanha o índice de criminalidade nas cidades fluminenses mostrou, com a atualização do painel em abril, que em um ano o número de registros de ocorrências subiu 20,7%. Só este ano, 4.330 boletins já foram lavrados nas delegacias do município. Os furtos apresentaram alta de 29,2% em comparação do mês de abril com o de março e 8,7% considerando 12 meses.
Um dos fatores que mais influencia na qualidade de vida é a segurança da população. "Existe um movimento migratório acentuado para Petrópolis, principalmente de cariocas se estabelecendo aqui. Isso mostra como nossa cidade é ambicionada por sua qualidade de vida. E queremos manter esse status melhorando cada vez mais. Existem crimes como roubos e furtos sanados com policiamento ostensivo. Essa semana a PM iniciou o Programa Ostensividade 2.0 com policiamento reforçado entre 19h e 22h. São ações como essa que queremos ver em funcionamento", pontua Cláudio Mohammad, presidente da CDL Petrópolis.
Nesta terça-feira (04), para debater o assunto, Calixto Barbosa, ex-policial militar, coronel da reserva, especialista em segurança pública, fala sobre o tema para empresários, reunião organizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis. Cidade mais segura do estado - em municípios com mais de 100 mil habitantes - Petrópolis trabalha para manter o título.
"A meta é identificar na visão dos comerciantes em que pontos podemos avançar ainda mais. O objetivo é manter o título de cidade mais segura do estado, mas também reduzir os índices cada vez mais, de forma contínua", afirma Mohammad.
No encontro, Calixto Barbosa discutirá como essas colaborações têm sido fundamentais para garantir um ambiente seguro e acolhedor para moradores e turistas, fortalecendo o comércio local e atraindo novos investimentos.