Por: Leandra Lima - PETR

Ulan Galinski representará time petropolitano no MTB em Paris 2024

Ulan na disputa da Copa do Mundo em Nove Mesto | Foto: Michele Mondini

Por Gabriel Rattes

A Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) divulgou os representantes da modalidade de Mountain Bike (MTB) para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. No feminino, a seleção brasileira contará com Raíza Goulão, uma das competidoras mais experientes do país em Jogos Olímpicos. Já no masculino, o jovem Ulan Bastos Galinski estreará representando a amarelinha. Ulan atualmente é atleta da equipe do petropolitano Henrique Avancini, maior nome do MTB nacional da história e detentor da melhor colocação de um brasileiro nas olímpiadas, a 13ª colocação em Tóquio 2020. Pelas redes sociais, Galinski demonstrou muita felicidade em conseguir a classificação.

"O menino do Vale do Capão se tornará no primeiro nordestino da história a representar o país no Mountain Bike nos Jogos Olímpicos. Por mais que parecesse loucura, eu acreditei que realizaria esse sonho muito antes que alguém achasse possível, os sonhos nascem dentro de nós e por mais que fosse difícil, eu apenas escutei o que meu coração estava dizendo", expressou Ulan Bastos.

Desde a estreia do ciclismo mountain bike no programa Olímpico em Atlanta 1996, o Brasil sempre teve ao menos um representante em todas as edições. Em Paris 2024 não será diferente. A classificação se teve após o fechamento da classificação mundial pela UCI nesta última semana. Por pouco o Brasil ainda não teve a chance de duas vagas para a disputa do masculino. As oito primeiras nações têm a chance de convocar dois atletas para os jogos. O Brasil terminou o ranking na 9ª colocação, apenas 283 pontos a menos que a Grã-Bretanha. No feminino, permaneceu na 10ª colocação, com uma diferença de 376 pontos da também Grã-Bretanha, 8ª colocada.

No masculino, Ulan foi convocado por conseguir a melhor posição no ranking mundial, ocupando a 25ª colocação com 1129 pontos. Outro brasileiro que estava na briga pela vaga era Alex Junior Malacarne, que permaneceu em 27º, com 1111 pontos. "Obrigado Deus por me dar um propósito especial de inspirar pessoas através da minha história e de quem eu sou. Obrigado a cada integrante do time e cada profissional que trabalhou comigo durante todos esses anos. Obrigado minha família e todos vocês por toda torcida e energia. Sozinho não chegamos a lugar nenhum, é muito especial concretizar um objetivo que não era apenas meu", enfatizou Galinski.

Em setembro de 2023, o atleta baiano, de 26 anos, foi campeão da etapa de Congonhas da Copa Internacional de Mountain Bike (CIMTB), na modalidade de Cross-country Short Circuit (XCC). Ulan ainda possui conquistas no currículo como: vice-campeão do Brasileiro de XCO 2023 (Elite); 4° lugar nos Jogos Panamericanos 2023; Campeão do Brasileiro de Maratona 2021 (Elite); Campeão da Taça Brasil de XCO 2021 (Elite); Campeão da Copa Internacional 2020 (Super Elite); Vice-Campeão do Brasileiro de XCO 2019 e 2020 (Sub-23); 14º Colocado no Campeonato Mundial de XCO 2020 (Sub-23); e Vice-Campeão do Brasileiro de XCO (2022).

Ao final de maio deste ano, Ulan disputou a etapa de Nove Mesto da Copa do Mundo de MTB. Na ocasião, o atleta finalizou a prova de Cross Country Olímpico (XCO) na 31º colocação, sendo a melhor colocação pessoal em uma Copa do Mundo na Europa até agora. Uma preparação do que poderá ser demonstrado na competição olímpica.

"Parabéns Ulan Galinski. Você conquistou sua vaga nas Olímpiadas. O nosso time abraçou essa missão, antes dela começar e fomos até o fim, planejando e executando com profissionalismo e comprometimento. Esse é um momento de muita alegria e honra para nós", comentou o time Caloi Henrique Avancini Racing.

No feminino, Raiza Goulão Henrique, 32 anos, da equipe Squadra Oggi, foi a escolhida para representar a seleção nos Jogos. A atleta, que atualmente ocupa a 35ª colocação do ranking mundial, com 962 pontos, já possui experiência em Olímpiadas. Em 2016 participou dos jogos olímpicos no Brasil, terminando na 20ª colocação. Raiza também é: tricampeã Brasileira de MTB Elite Feminina; Bicampeã do Brasil Ride Elite Feminina; 1° Lugar Pan Americano na Colômbia Elite Feminina; 1º Lugar Copa Internacional no Chile; 1º Lugar Taça Brasil Mairiporã; 1º Lugar Taça Brasil Goiânia; 1º Lugar Estrada Real Mariana; 1º Lugar CIMTB Araxá; e 1º Lugar Taça Brasil XCO Amparo.

Formato da competição em Paris

Assim como Tóquio 2020, a competição de Paris 2024 do mountain bike incluirá uma corrida masculina e outra feminina da categoria cross-country. As corridas acontecem no dia 28 e 29 de julho (domingo e segunda-feira), com cada uma indo das 14h às 16h30 locais. O local da competição será o Elencourt Hill, o ponto mais alto da região de Paris, que chega a uma altitude de 231 metros. Com o objetivo de minimizar o impacto no meio ambiente, 95% do percurso será baseado em trilhas existentes, com vários caminhos deixados como legado depois dos Jogos.