Fazedores da cultura de Petrópolis se mostraram insatisfeitos com a forma como a Prefeitura vem lidando com as contratações culturais da Bauernfest 2024. Os artistas denunciam a falta de transparência do Executivo, na divulgação dos grupos selecionados para atuar na festividade, os profissionais alegam que a confirmação dos que passaram está sendo feita de forma privada, ou seja, a Prefeitura está entrando em contato com cada grupo individualmente, algo que segundo eles é um descumprimento de palavra, já que o combinado entre as partes foi a publicação da lista dos selecionados na íntegra.
As inscrições de projetos para compor a programação cultural da 35ª Bauernfest, foi aberta no dia 8 de maio, os segmentos artísticos tinham até o dia 22 daquele mês para enviar os projetos para a seleção. Na ocasião, a prefeitura informou que os resultados seriam divulgados no dia 29 de maio e que após a decisão, os dias e horários das apresentações iriam ser confirmadas em acordo com os proponentes.
"Acho uma falta de respeito, é frustrante, o combinado foi colocarem os selecionados, de forma transparente. Assim todos que se inscreveram saberiam na mesma data se foram ou não selecionados, possibilitando que igualitariamente pudéssemos fazer nossa preparação, porque são diversos aspectos que levamos em conta. Ter que resolver tudo em cima da hora é péssimo", informou um artista que pediu para não ser identificado.
Outra fonte do Correio ressaltou que está muito difícil de compreender o andamento da edição atual da festa alemã. "Tudo está atrasado, e com isso as coisas estão sendo feitas 'a moda boi', complicado sabe. Penso que no momento que houver uma anunciação pública para decidir a programação, todos deveriam ficar cientes dos resultados", disse.
Com os ruídos, o diretor de comunicações do Clube 29 de Junho, Marcos Carneiro, apontou que está acompanhando os acontecimentos para a Bauernfest. "Há diversos atrasos nos cronogramas, só vai ter a licitação para as barracas externas, uma semana antes da festa. Não sei como vai ser isso. A questão da produção cultural, foram feitas as seleções dos projetos e agora está na questão da contratação. A dificuldade que estava ocorrendo a qual tenho conhecimento é a questão de dinheiro. Parece que houve uma captação de recursos, de incentivo de alguma empresa, como se fosse para patrocínio da cerveja e mais alguma coisa que estávamos aguardando. Por exemplo, cancelaram as atividades no palco, tudo na Praça da Liberdade e também nos distritos, por falta de dinheiro. Os grupos ainda estão negociando números de apresentações por conta do valor de cachê que a prefeitura pode pagar, que é muito baixo", frisou.
A Bauernfest está programada para começar no próximo dia 21 de junho, mas as licitações atrasadas, entre outros problemas, preocupam os setores envolvidos no evento, como o Clube 29 de Junho, especialmente pela a significância que a festa terá este ano, por comemorar o bicentenário da chegada dos alemães no país.
Frente aos problemas da programação cultural levantados na reportagem, a equipe questionou a prefeitura municipal, mas não obteve resposta até o fim desta edição.