Por: Raphaela Cordeiro

Projeto fará o plantio de 200 mudas de árvore em Secretário

Projeto celebra o Bicentenário Alemão em Petrópolis | Foto: Divulgação

Por Raphaela Cordeiro

Uma parceria entre o Clube 29 de Junho e a ONG Projeto Água, tem o objetivo de plantar 200 mudas de árvores em homenagem ao Bicentenário da Imigração Alemã, que é celebrado neste ano de 2024. O projeto vai levar turmas de sete escolas de Petrópolis para plantar as mudas no terreno do Projeto Água, em Anápolis, na região de Secretário.

O projeto iniciou em junho e, até o momento, 70 mudas já foram plantadas. O encerramento acontece no dia 23 de agosto, com a visita da última escola. No Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho, um grupo de crianças esteve no local para participarem do projeto.

"A ONG Água abraçou o nosso projeto e nos cedeu uma área degradada, que havia sido queimada no último inverno para reflorestar. Então, demos o nome do espaço de Jardim do Bicentenário", disse o presidente do Clube 29 de Junho, Marcos Carneiro.

Desde outubro de 2004, o Projeto Água tem o objetivo de valorizar o Meio Ambiente. Com atividades educativas e interativas, alerta e envolve as pessoas sobre a importância da preservação. A ONG está sediada na Fazenda Projeto Água, onde estão instaladas salas de estudo e programas práticos.

Esta parceria com o Clube 29 de junho, permite que as crianças passem o dia na fazenda aprendendo sobre o meio ambiente e também hábitos que as ajudem a preservar o Meio Ambiente. "No local do projeto você nem percebe que estamos na era digital. Nenhum deles procura ou pergunta sobre o celular. Lá elas conseguem ser crianças de verdade", disse Marcos.

As 200 mudas são em homenagem aos 200 anos da Imigração Alemã para o Brasil. O Clube 29 de Junho está realizando uma série de atividades para celebrar a data desde o mês de maio. "Vamos plantar uma árvore por cada ano. A Secretaria do Meio Ambiente nos forneceu as mudas e as transportou para lá. Então quando as crianças chegam as covas já estão prontas e é só cobrir a muda. São todas espécies nativas da Mata Atlântica", disse o presidente do Clube 29 de Junho.