Por: Redação

Programa une educação e meio ambiente

Prefeitura de Petrópolis assina acordo com OSCIP planetapontocom para recuperar os rios da cidade | Foto: Divulgação/PMP

A Prefeitura de Petrópolis e a OSCIP planetapontocom assinaram na última quarta-feira (05), um termo de cooperação para implementar o programa 'Esse Rio é Meu' em 190 unidades escolares da rede municipal da cidade. O projeto, que irá atuar com mais de 35 mil crianças e jovens, tem como objetivo transformar os estudantes em protagonistas na recuperação e conservação dos rios próximos às suas escolas.

A implementação do programa em Petrópolis reforça o compromisso do planetapontocom de desenvolver soluções inovadoras para a educação pública brasileira, com e por meio de causas.

"É muito importante quando chegam parceiros para somar conosco. O olhar para o meio ambiente tem que ser de toda a cidade. Ele começa na sala de aula e se desenvolve no território", explica Cecília Pinheiro, secretária de Educação.

Para Silvana Gontijo, presidente da planetapontocom, o objetivo agora é fazer de Petrópolis uma cidade ainda mais dedicada e capaz de cuidar dos seus rios. "Não haveria data melhor para que o termo fosse assinado, estamos celebrando o Dia Mundial do Meio Ambiente em Petrópolis! Com essa assinatura, estamos promovendo um acordo que une Educação, Meio Ambiente e Cultura", comemora Silvana.

A cerimônia de assinatura do termo de cooperação aconteceu na Casa dos Conselhos e contou com a presença de representantes da Prefeitura de Petrópolis e do embaixador do programa 'Esse Rio é Meu', Thiago Lacerda.

Os rios - A iniciativa impactará 51 rios e córregos, sendo eles: os rios Acima, Avé-Lallemant (Vale das Videiras), Araras, Bengalas, Bonfim, Bonito, Boa Vista, Canta-galo, Capim ou do Pião, Carvão, Cascata, Cidade (Fazenda Inglesa), Cuiabá, Fagundes, Formiga, Frades, Itamarati, Jacó, Maria Comprida, Paladino, Pardo, Pequeno, Piabanha, Poço do Ferreira, Preto, Quitandinha, Santo André, Santo Antônio e São Francisco; e os córregos Barro Preto, Berto, Brejal, Capim-roxo, Cascatinha, Caxambú, Gambá, Grande, Jacuba, Manga Larga, Mata-cavalo, Membeca, Nunes, Paiolzinho, Ponte de Ferro, Poço d'Anta, Prata, Ribeirão Retiro das Pedras, Santa Catarina, Secretário e Sujo.

O programa também está presente em Itabira (MG) e Rio de Janeiro (RJ) e, neste ano, está se expandindo outras cidades.