Por: Leandra Lima

Monumento do Zumbi é 'escondido' em Petrópolis

Homenagem a Zumbi dos Palmares fica escondido atrás do comércio ambulante | Foto: Guilherme Freitas

Por Leandra Lima

O Coletivo do Povo do Santo Contra Intolerância de Petrópolis oficiou a Secretaria de Segurança e Ordem Pública, e o Conselho Municipal do Patrimônio Natural e Cultural (COMPNAC), no dia 10 de junho, solicitando que os órgãos municipais promovam uma ação para garantir que não haja mais barracas de comerciantes na frente do busto do Zumbi, um patrimônio histórico, localizado na Praça da Liberdade, no Centro. O protesto visa garantir a visibilidade e promoção do monumento que tem grande significância para a cultura negra petropolitana, assim afirma o coletivo.

"O busto atualmente está sendo ocupado e tendo sua visão comprometida pois "barracas de comerciantes ambulantes" se colocam em frente e na lateral do monumento. Por isso escrevemos o oficio, afim de assegurar que ele tenha sua localização atual preservada, vindo inclusive a se respeitar a luta do movimento negro petropolitano que lutou para que tal escultura fosse erguida em nossa cidade", diz um trecho do documento enviado à Prefeitura.

Segundo o integrante do Coletivo do Povo do Santo, Guilherme Freitas, na última festa Afro Ubuntu, através da Secretaria de Cultura da cidade, foi feita a demarcação do busto para preservar e também respaldar a cultura e a história de resistência da comunidade negra. Porém mesmo com o título, várias barraquinhas continuam escondendo o monumento.

O coletivo fala que entende a importância dos comerciantes para a região e ressalta que a Prefeitura deve demarcar o espaço correto para que eles possam utilizar. "A secretaria costuma agir em vários casos contra ambulantes na rua, mas não demarca o espaço preservado pelo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). O busto do Zumbi é alvo constante de invisibilidade, tendo várias barraquinhas atrapalhando, não tem um órgão municipal com a boa vontade de removê-las para outro local com mais espaço, colocando só no lateral ou em outras áreas. Temos uma questão muito séria aí, porque de frente para o monumento, que é completamente invisibilizado, tem instalação da Bíblia que nunca tem nada, sabe, nunca tem algo atrapalhando a invisibilidade e o respeito daquele monumento", disse Guilherme Freitas.

Simbologia do Zumbi

Zumbi de Palmares é considerado um símbolo da resistência negra no Brasil, ele foi um líder Quilombola que lutou contra a escravidão, e resistiu às investidas da coroa portuguesa durante 20 anos.

Para Guilherme, a figura de zumbi na Praça da Liberdade é muito significativa, já que a região era onde o povo preto que buscava alforria se encontravam, para promover ações que visavam libertar outros escravizados. "Além da história de resistência, a questão racial, a luta antirracista precisa ser respeitada em Petrópolis, e precisamos garantir que o busto do zumbi tenha o devido espaço histórico-artístico municipal', diz.

Questionada sobre a situação apresentada na reportagem, a Prefeitura não respondeu, até o final desta edição.