Por: Yasmim Grijó

Novas doses da vacina XBB contra a covid-19

Município dá segmento a diversas campanhas neste mês | Foto: Chico de Assis

Por Yasmim Grijó

A Divisão de Imunização da Secretaria de Saúde de Petrópolis garantiu a liberação de mais duas mil doses da vacina XBB contra a covid-19, para atender o grupo prioritário previsto na nota técnica divulgada pelo Ministério da Saúde. As primeiras 800 doses do imunizante começaram a ser disponibilizadas nos postos de saúde na última terça-feira (04). A vacina XBB é a mais recente atualização no combate à covid-19, desenvolvida para oferecer maior proteção contra as variantes mais recentes do vírus.

O secretário de Saúde, Ricardo Patuléa, comentou sobre a logística e a distribuição das novas doses. "Recebemos as novas 2 mil doses, correspondentes a 400 frascos, na tarde de sexta-feira (07). Nossa prioridade inicial será vacinar pacientes que estão em instituições de longa permanência", explicou.

A nova vacina disponível contra a covid-19 representa um avanço crucial na luta contra o vírus, segundo o médico infectologista e professor da UNIFASE, Luís Arnaldo Magdalena. Esta vacina foi atualizada para incluir as variantes mais recentes da Ômicron, garantindo proteção contra as cepas de SARS-CoV-2 atualmente circulantes.

"A vacina XXB é de suma importância porque contém as novas variantes da Ômicron. Portanto, é uma vacina atualizada que garante a proteção contra as cepas de covid-19 atualmente circulantes," destaca Magdalena. Ele reforça que a atualização traz uma proteção renovada contra as variantes atuais do vírus causador da covid-19. "Todas as pessoas poderão fazer uso dessa vacina atualizada, conforme o calendário recomendado pelo Ministério da Saúde", afirma o infectologista.

Importância
da vacinação

Com a aproximação do inverno e a consequente queda nas temperaturas, há uma tendência de aumento nas infecções respiratórias, incluindo a covid-19. "É válido lembrar que o vírus SARS-CoV-2, causador da covid-19, continua circulando em nosso meio. E agora, com o frio, é muito frequente o crescimento nas infecções respiratórias por diversos vírus", explica Magdalena.