Por: Gabriel Rattes

Petropolitano busca bicampeonato mundial de jiu-jitsu de 2024

Eduardo foi campeão do Campeonato Brasileiro da CBJJD | Foto: Divulgação/Eduardo Telles

O atleta petropolitano Eduardo Telles está em busca do segundo título no Campeonato Mundial de Jiu-jitsu, organizado pela Confederação Brasileira de Jiu-jitsu Desportivo (CBJJD). A competição, que também é organizada pela Associação Internacional Brasileira da modalidade (na sigla em inglês, ISBJJA), será realizada no dia 20 de julho, em Deodoro-RJ, na Arena da Juventude. No último fim de semana, Eduardo conquistou quatro medalhas no Campeonato Brasileiro da CJJD. Sendo uma medalha de ouro, uma de prata e duas de bronze. Além de tentar conseguir o bicampeonato Mundial, o atleta irá disputar a International Cup no dia 10 de agosto, também em busca do segundo título consecutivo.

Eduardo Telles começou a treinar judô e karatê em um projeto social na COMAC, em Petrópolis. "Eu moro no distrito da Posse, então vinha cerca de duas vezes na semana para o centro de Petrópolis para treinar com o sensei Ronaldo França, isso no início dos anos 2000. Foi onde me formei faixa preta em ambas as lutas e fundei o projeto Clube da Luta Petrópolis-RJ, em 2015", explicou Telles, que posteriormente migrou para o Jiu-jitsu e agora é faixa roxa.

Eduardo conta que atualmente compete pela equipe Marcos Fulgencio, representantes da TOP Brother Brasil e coordenados pelo faixa preta Antonio Marcos Fulgencio. "Meu maior objetivo é um dia chegar à preta de Jiu-jitsu e ter um núcleo em Petrópolis para dar aula no futuro. Comecei a focar nas competições no ano passado e acredito já ter alcançado grandes resultados", disse.

Títulos

No último fim de semana, Eduardo disputou o Campeonato Brasileiro da CBJJD, com e sem kimono. Nele, foi campeão da categoria master 2, sem kimono (NOGI), faixa roxa, até 120kg, e conquistou a medalha de prata na mesma categoria, mas com kimono. Disputou também o absoluto (onde compete com todos os atletas da faixa roxa master 2, sem distinção de peso) e foi terceiro colocado em ambas as categorias, com kimono e NOGI.

Eduardo possui títulos da Copa Magé 2023, Taça Rio FJJPRO 2023, Summer Rio CBJJD 2024 e Sul-americano CBJJD 2024. No entanto, mesmo com resultados expressivos, ainda encontra dificuldade em viver do esporte. "Atualmente, eu trabalho em mais de um emprego. Trabalho numa portaria, faço freelance e segurança numa farmácia. Então assim, hoje a minha maior dificuldade é treinar, é ter um patrocínio que possibilite que eu vá em mais competições. Eu tenho vaga para lutar o europeu em Portugal, mas não tenho condições financeiras para ir", enfatizou.

Para apoiar o atleta de alguma maneira, basta entrar em contato pela página no Instagram: @eduardotellesclubedaluta.