O governador Cláudio Castro publicou o novo decreto (nº49.165/2024) que prorroga o prazo de carência para pagamento do financiamento junto à Agência de Fomento do Estado do Rio de Janeiro (AgeRio) para os empresários de Petrópolis, que foram afetados pela tragédia das chuvas de 2022. O projeto foi apresentado pelos deputados estaduais Yuri Moura e Chico Machado, em abril, e garante que 665 empresários possam iniciar o pagamento do financiamento em abril de 2025.
O decreto consolida que os beneficiários dos contratos com parcelas vencidas entre 15 de abril e 22 de maio de 2024 terão as parcelas em aberto computadas no saldo final, já quem pagou alguma parcela, terá as mesmas descontadas do saldo final. Além disso, aqueles que optarem por manter os prazos originais de seus contratos de financiamento devem formalizar sua vontade junto à AgeRio.
"Estamos acolhendo empresários que possuem algum tipo de distorção nos seus contratos, seguimos abertos inclusive para esse atendimento de quem tiver dificuldades ou dúvidas", detalhou o deputado Yuri Moura, que esteve nesta terça-feira (25), na sede da AgeRio em reunião com o presidente Sérgio Gusman.
Na reunião Yuri também pediu apoio para os empresários que foram atingidos com os incêndios no centro histórico. "Nosso mandato vai levantar as necessidades de cada um dos empresários afetados e apresentar para a AgeRio. Encaminharemos buscando financiamentos para que possam se reerguer neste momento tão difícil, garantindo a manutenção dos empregos!", detalhou.
"Vamos comemorar! A saga da AgeRio acabou! Gostaria de agradecer aqui ao Governador Cláudio Castro que publicou o decreto e tirou a gente da confusão. Gostaria também de agradecer ao Chico Machado, Deputado, que desde sempre nos acolheu com muito carinho e ajudou a gente e ao deputado Yuri Moura que brigou com a gente para que conseguíssemos conquistar a ampliação do prazo de pagamento", declarou Léo Ventura, proprietário do café Carioca que foi agraciado com a ampliação do prazo de pagamento.