Atraso na organização da 35ª Bauernfest preocupa
Falta de planejamento da Prefeitura alerta segmento germânico
Por Gabriel Rattes
Faltando menos de 15 dias para a abertura oficial da 35ª edição da Bauernfest, em Petrópolis, nem todas as licitações para a realização do evento foram concluídas. Embora exista uma lei municipal que determina que os pregões da festa alemã sejam realizados com 60 dias de antecedência, há pregões que serão realizados uma semana do evento. Em entrevista ao Correio, o diretor do Clube 29 de Junho, Marcos Carneiro, explicou que há uma preocupação com o andamento da festa, já que neste ano de 2024 o evento marcará o bicentenário da chegada dos alemães no país.
A Bauernfest - Festa do Colono Alemão - é um evento promovido pela Secretaria de Turismo e o Clube 29 de Junho, que tem como objetivo a promoção do resgate e manutenção da cultura dos alemães que colonizaram a cidade. Em 1983, no Clube 29 de Junho, que reúne descendentes da colônia, surgiu a ideia de transformar a festa em um evento no qual todos teriam conhecimento da história e tradição dos alemães de Petrópolis. O local escolhido foi os arredores do Palácio de Cristal, onde está localizado um cruzeiro que marca a chegada dos pioneiros. De acordo com a Prefeitura, na última edição, o público estimado foi de mais de 500 mil pessoas entre turistas e visitantes.
A 35ª edição da Bauernfest vai ser realizada entre os dias 21 de junho a 07 de julho. Apesar disso, a licitação para a ocupação das seis barracas da Rua Alfredo Pachá, área externa do Palácio de Cristal, está prevista para ser realizada no dia 14 de junho. Os vencedores do pregão terão apenas uma semana para se organizarem e comprarem os insumos necessários para a realização do evento. Há uma lei municipal nº 7.790 de 16 de maio de 2019, que determina que as licitações da Bauernfest sejam realizadas com 60 dias de antecedência.
"Nós ficamos bastante preocupados com essa situação. Isso não é para acontecer. É uma festa que a gente sabe que todo ano tem, dia 29 de junho é feriado, não é uma data móvel. Não há uma razão para não se fazer isso com antecedência. Até semana passada nós não tínhamos fechado todas as atrações que viriam para tocar na festa", enfatizou o diretor de comunicação do Clube 29 de Junho e conselheiro do Conselho Municipal de Turismo, Marcos Carneiro.
Para essa edição de 2024 haverá algumas mudanças na organização do evento. Para cada barraca licitada, no lance mínimo de R$ 12.559,50, só será permitida a colocação de até dez jogos de mesas e cadeiras de plástico ao longo da rua. A Praça da Liberdade e a Praça da Águia não farão parte do circuito oficial do evento, assim como o Parque Municipal Paulo Rattes, em Itaipava.
O edital para o concurso de princesas e rainhas Bauernfest foi disponibilizado no Diário Oficial nesta última semana e também preocupa ao Clube 29 de Junho. "Eu acho muito em cima, pois elas têm que ter um traje típico. Se for uma moça já ligada a um grupo, ela tem trajes antigos que podem ser utilizados, mas se for uma moça sem ligação com algum grupo, somente a descendência, ela vai ter uma dificuldade", explicou Marcos.
Procurada, a Prefeitura não respondeu aos nossos questionamentos.