Águas do Imperador inaugura mais uma estação de tratamento
Águas do Imperador inaugurou nesta quarta-feira, 05, Dia Mundial do Meio Ambiente, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Itaipava, instalada no Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes. A nova unidade tem capacidade para tratar 2,5 milhões de litros de esgoto por dia e atender 20 mil moradores de Nogueira e Itaipava.
A cerimônia de inauguração contou com a presença do diretor-presidente do Grupo Águas do Brasil, Claudio Abduche, diretores de diversas áreas do Grupo e de concessões, do vice-prefeito Paulo Mustrangi, do secretário de Meio Ambiente, Carlos Alberto Muniz, representantes da Câmara Municipal de Petrópolis, entre outras autoridades. A construção da ETE Itaipava é uma ação conjunta entre a Águas do Imperador e a Prefeitura de Petrópolis.
Segundo a Águas do Imperador, a nova estrutura moderna, verticalizada e 100% automatizada, ocupa uma área 75% menor do que as unidades convencionais, garantindo mais sustentabilidade e total eficiência no tratamento. A obra foi realizada em parceria com a Carioca Engenharia e a Tigre Água e Efluentes.
"A ETE Itaipava é uma das realizações previstas, pouco mais de um ano atrás, em um termo aditivo que assinamos com a Prefeitura de Petrópolis e que vai beneficiar moradores destas importantes regiões de Petrópolis. Nos mesmos moldes, seguimos com as obras da ETE Independência, para levar tratamento de esgoto também para a população daquela região", ressaltou o diretor da Águas do Imperador, João Henrique Tebyriça de Sá.
A inauguração da ETE Itaipava marcou este Dia Mundial do Meio Ambiente. Como parte das ações, foram distribuídas aos convidados amostras de adubo orgânico, produzido pela Organosolo Biotecnologia, a partir do lodo gerado pelas estações de tratamento da Águas do Imperador. Parte do compromisso da concessionária com o meio ambiente.
A ETE Itaipava é a nona estação de tratamento de esgoto de Petrópolis. Mais um investimento da concessionária Águas do Imperador e do Grupo Águas do Brasil, que impulsiona o desenvolvimento sustentável, dessa vez, das regiões de Itaipava e Nogueira.
"Temos um carinho especial por Petrópolis, que foi a primeira concessão do Grupo Águas do Brasil a entrar em operação, em janeiro de 1998. Ao longo desses anos temos feito grandes avanços no saneamento básico, possíveis graças a essa parceria público privada, e a implantação desta unidade é mais um avanço importante", disse o diretor-presidente do Grupo Águas do Brasil, Claudio Abduche.